MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO

Authors

  • Shirley Luanna Vieira Peixoto Genuíno UFPB
  • André Gustavo Carvalho Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753

Keywords:

Formação de Estratégias, Gestão Ambiental, Setor Sucroalcooleiro Brasileiro, Survey

Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar fatores motivadores e modos de formação de estratégias ambientais adotados por empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro brasileiro. Para isto, foi realizada uma pesquisa cross-sectional, com caráter descritivo, e aplicado um survey por telefone. A população da pesquisa foi formada por 364 empresas, das quais 102 compuseram a amostra. Foram utilizados, procedimentos estatísticos descritivos e univariados nas análises. Os resultaram demonstraram que o atendimento à legislação, a busca pela minimização dos impactos ambientais e valorização da imagem são os principais fatores que têm motivado os gestores para realização de investimentos em prol do meio ambiente. Evidenciou-se que o planejamento foi o modo mais adotado (75,5%) para formulação de estratégias ambientais, seguido do processual (64,74%) e guarda-chuva (55,9%), todavia, elas não são mutuamente excludentes, tampouco estas formas estão distribuídas igualmente entre as regiões do país.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Shirley Luanna Vieira Peixoto Genuíno, UFPB

Mestre em Administração

André Gustavo Carvalho Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB

Published

2014-12-01

How to Cite

Genuíno, S. L. V. P., & Machado, A. G. C. (2014). MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(2), 76–94. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753

Issue

Section

Artigos