MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753Keywords:
Formação de Estratégias, Gestão Ambiental, Setor Sucroalcooleiro Brasileiro, SurveyAbstract
Este artigo tem como objetivo identificar fatores motivadores e modos de formação de estratégias ambientais adotados por empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro brasileiro. Para isto, foi realizada uma pesquisa cross-sectional, com caráter descritivo, e aplicado um survey por telefone. A população da pesquisa foi formada por 364 empresas, das quais 102 compuseram a amostra. Foram utilizados, procedimentos estatísticos descritivos e univariados nas análises. Os resultaram demonstraram que o atendimento à legislação, a busca pela minimização dos impactos ambientais e valorização da imagem são os principais fatores que têm motivado os gestores para realização de investimentos em prol do meio ambiente. Evidenciou-se que o planejamento foi o modo mais adotado (75,5%) para formulação de estratégias ambientais, seguido do processual (64,74%) e guarda-chuva (55,9%), todavia, elas não são mutuamente excludentes, tampouco estas formas estão distribuídas igualmente entre as regiões do país.Downloads
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Published
2014-12-01
How to Cite
Genuíno, S. L. V. P., & Machado, A. G. C. (2014). MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(2), 76–94. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753
Issue
Section
Artigos