ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DA CIDADANIA CORPORATIVA: PARTINDO DO ELEMENTAR PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.747Keywords:
Responsabilidade Social Corporativa, Cidadania Corporativa, Estratégia, Stakeholders.Abstract
O trabalho investiga os estágios de evolução da cidadania corporativo propostos no modelo de Mirvis e Googins (2006). Neste modelo cada estágio é uma resposta ao conceito de cidadania, e a estratégia da adotada pela empresa, a liderança, a estrutura organizacional e as questões gerenciais priorizadas pela alta direção, além do relacionamento e da transparência com os stakeholders. Foram pesquisadas cinco empresas instaladas em Fortaleza, Ceará, tomando por base os critérios de faturamento anual acima de R$ 60 milhões, reconhecimento no mercado por sua imagem como uma empresa socialmente responsável e os investimentos em projetos sociais. Os resultados evidenciaram que cada uma das empresas entrevistadas adota um dos estágios de cidadania corporativa proposto no modelo de Mirvis e Googins, envolvendo os estágio elementar, engajado, inovador, integrado e transformador. A pesquisa conclui que a evolução dos estágios de cidadania corporativa exigem credibilidade, capacidade, conhecimento e comprometimento organizacional.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2014-08-08
How to Cite
Abreu, M. C. S., Silva, V. M. M. da, Freitas, A. R. P. de, & Freitas, L. T. (2014). ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DA CIDADANIA CORPORATIVA: PARTINDO DO ELEMENTAR PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 7(3), 52–71. https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.747
Issue
Section
Artigos