CURTINDO E COMPARTILHANDO NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE DO DISCLOSURE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Authors

  • Robson Benedito Farias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gabriela Borges Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cristiane Mallmann Huppes Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Hans Michael Van Bellen Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1578

Keywords:

Disclosure Ambiental, Mídias Sociais, Facebook.

Abstract

Com o objetivo de verificar a evidenciação de informações ambientais de uma amostra composta por 78 empresas, listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3), pertencentes ao índice IBrX-100, investigou-se o Índice de Evidenciação Ambiental (IEA), por meio de um instrumento proposto por Bachmann, Carneiro e Espejo (2013), nas páginas oficiais do Facebook no ano de 2016. Em análise complementar, apurou-se a associação entre o IEA e as variáveis: número de seguidores e curtidas; nível de governança; setor; e, sustentabilidade, por meio da técnica de Análise de Correspondência (Anacor). Os resultados demonstraram que 50% das empresas divulgam informações de caráter ambiental, porém, a média do IEA ficou em 20%. Com relação ao IEA, os itens mais evidenciados foram: programa de gestão ambiental; informação sobre resíduos e desperdícios; declaração das políticas empresariais ambientais; e, impactos ambientais dos produtos e processos, poluição atmosférica, das águas, sonora, visual. Para a relação do IEA e as variáveis selecionadas neste estudo, o número de seguidores e curtidas, setor e sustentabilidade, apresentaram associações significativas. Os principais resultados desta pesquisa sugerem que as empresas atuantes em setores ambientalmente sensíveis; que possuam um número médio de seguidores e que aparentam ser mais comprometidas com a sustentabilidade, praticam um maior IEA. Sob a ótica da Teoria da Legitimidade, é possível perceber que a divulgação de informações ambientais no Facebook ocorra como modo de buscar a legitimidade das ações das empresas, pois essa mídia social, ao englobar diversos stakeholders, tem se tornado uma importante ferramenta na construção da imagem corporativa.

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Author Biographies

Robson Benedito Farias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Gabriela Borges Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Cristiane Mallmann Huppes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Especialista em Contabilidade Gerencial e Ensino Superior, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de doutorado modalidade Sandwich pela Universität Dortmund (2001) e realização de Pós Doutorado junto a University of California - Berkeley.

Published

2019-02-04

How to Cite

Farias, R. B., Silveira, G. B., Huppes, C. M., & Van Bellen, H. M. (2019). CURTINDO E COMPARTILHANDO NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE DO DISCLOSURE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(3), 21–38. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1578