IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Authors

  • Simone Ruchdi Barakat FEA-USP
  • Edison Fernandes Polo FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1099

Keywords:

Responsabilidade Social Corporativa, Estratégia, Resource Based View, Geração de Valor, Valor Compartilhado.

Abstract

Apesar da crescente evidência da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), ainda não é possível identificar uma definição comum ou um conjunto de princípios centrais sobre o assunto. Pesquisadores ainda discutem o significado de ser socialmente responsável e os impactos do desempenho social no desempenho financeiro. Diante dessa discussão, o presente estudo teve como objetivo analisar as implicações estratégicas da RSC. Foi proposto um modelo teórico em que a RSC leva à geração de valor para empresa, impactando positivamente tanto no desempenho social quanto no desempenho financeiro. Alguns desafios foram mostrados para evidenciar que utilizar a RSC para gerar vantagem competitiva exige considerações a respeito da natureza dos recursos que a empresa possui, da relação das atividades de RSC com a atividade principal da empresa, da disposição dos consumidores em pagar um preço prêmio por características e atributos de RSC e da capacidade da empresa em gerar valor reputacional e inovativo por meio da RSC.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Simone Ruchdi Barakat, FEA-USP

Doutoranda em Administração de Empresas na FEA-USP Pesquisadora - Bolsista do CNPq. Departamento de Administração - FEA-USP

Edison Fernandes Polo, FEA-USP

Professor Associado do Departamento de Administração da FEA-USP.

Published

2016-09-13

How to Cite

Barakat, S. R., & Polo, E. F. (2016). IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(2), 37–52. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1099

Issue

Section

Artigos