COMPLEXIDADES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO BRASIL: TERCEIRIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA

Authors

  • Roberto Patrus Professor PPGA PUC Minas
  • Betania Tanure Professor PPGA PUC Minas
  • Antonio Carvalho Neto Professor PPGA PUC Minas
  • Joyce Osland Professor at College of Business
  • Abbjorn O sland Professor at College of Business
  • Caroline Carpenedo

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.309

Abstract

O presente artigo ocupa-se de duas questões originadas de nossas pesquisas sobre a responsabilidade social com os empregados, realizadas em dez empresas brasileiras. A primeira pergunta é: Maiores níveis de gestão participativa na empresa enfraquecem as relações dos empregados com os sindicatos, como argumentam Heckscher (1996), Zibas (1997) e Tuma (1999)? A análise dos dados de nossas pesquisam permitem responder que existe relação entre gestão participativa e fraca relação entre sindicato e trabalhador e sindicato e empresa quando se trata de empregados que recebem altos salários das empresas de serviços. A segunda pergunta é: Como estabelecer uma responsabilidade social nas políticas de recursos humanos com terceirizados sem gerar risco de passivo trabalhista, considerando a legislação brasileira? De acordo com o discurso do CSR a responsabilidade social das empresas deve oferecer aos terceirizados os mesmos benefícios e condições de trabalho que oferece aos seus empregados. Entretanto, a legislação brasileira estabelece que se a empresa oferecer aos terceirizados os mesmos benefícios que oferece aos empregados isso pode caracterizar vínculo empregatício. Nesse caso, a empresa corre o de o empregado reclamar na justiça os outros direitos de um empregado. O risco de passivo trabalhista é de fato real para as empresas pesquisadas, de acordo com os dados de nossa investigação.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Roberto Patrus, Professor PPGA PUC Minas

Doutor em Administração, Professor PPGA PUC Minas.

Betania Tanure, Professor PPGA PUC Minas

Doutora em Administração, Professora PPGA PUC Minas.

Antonio Carvalho Neto, Professor PPGA PUC Minas

Doutor em Administração, Professor PPGA PUC Minas.

Joyce Osland, Professor at College of Business

PhD. Professor at College of Business, San José State University, CA, USA

Abbjorn O sland, Professor at College of Business

PhD. Professor at College of Business, San José State University, CA, USA

Caroline Carpenedo

MsC M.Sc.in Administration, researcher at the M.Sc. and PhD Program of Administration of Pontifical Catholic University, PUC Minas Gerais, Brazil.

Published

2012-11-08

How to Cite

Patrus, R., Tanure, B., Carvalho Neto, A., Osland, J., sland, A. O., & Carpenedo, C. (2012). COMPLEXIDADES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO BRASIL: TERCEIRIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(2), 45–59. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.309

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)