SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA DE PRODUTORES RURAIS EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO DA PARAÍBA

Authors

  • Vicente Maia Pinto Junior Universidade Federal de Campina Grande
  • Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Universidade Federal de Campina Grande
  • Patricio Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande
  • Anderson Bruno Anacleto de Andrade Universidade Federal de Campina Grande http://orcid.org/0000-0002-6956-8660

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1601

Keywords:

Desenvolvimento sustentável, Qualidade de vida rural, Comportamento ambiental, Semiárido.

Abstract

Objetivou-se avaliar o nível de sustentabilidade dos produtores rurais em quatro municípios do Sertão da Paraíba, analisando a contribuição dos indicadores quanto à qualidade de vida, preservação ambiental e capital social. Os dados foram obtidos, mediante aplicação de questionário com 40 produtores rurais de cada município e, com base nestes dados, foram calculados os índices de qualidade de vida, capital social e ambiental, para, então, definir o índice de sustentabilidade. Nos municípios do Sertão paraibano estudados, verificou-se que, segundo os produtores rurais, as atividades pecuárias que apresentam melhor desempenho econômico são a caprinocultura, a apicultura e a bovinocultura. Dentro das atividades agrícolas, destacam-se a fruticultura e a cultura de sequeiro. Em relação ao índice de qualidade de vida, todos os municípios foram caracterizados como nível médio. Para o índice de capital social, apenas Triunfo foi definido como baixo nível, os demais foram classificados como médio. O município de Santa Helena apresentou índice ambiental de médio nível de preservação, sendo as caracterizações dos demais municípios de baixo nível. A sustentabilidade dos produtores rurais, dos municípios de São João do Rio do Peixe, Santa Helena e Poço de José de Moura foi definido como médio. O município de Triunfo foi classificado como de baixo nível de sustentabilidade dos produtores rurais o qual teve contribuição negativa da baixa preservação ambiental e pequena participação social dos produtores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vicente Maia Pinto Junior, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (2001). MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2005). Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Treinamento, Gestão de Empresas e Sistemas Agroindustriais.

Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2004), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: biofertilizante enriquecido, nutrição mineral e adubação orgânica.

Patricio Borges Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Licenciatura em Teologia pelo CEPRAC em (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995). Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Pombal. Coordenador o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Campina Grande.

Anderson Bruno Anacleto de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Agrônomo pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestrando em Sistemas Agroindustriais na Universidade Federal de Campina Grande.

Assistente Editorial da Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 

Published

2019-02-04

How to Cite

Pinto Junior, V. M., Gondim, A. R. de O., Maracajá, P. B., & Andrade, A. B. A. de. (2019). SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA DE PRODUTORES RURAIS EM MUNICÍPIOS DO SERTÃO DA PARAÍBA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(3), 77–94. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i3.1601