PAPÉIS DAS EMPRESAS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL NA VISÃO DE ESPECIALISTAS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1485Keywords:
Consumo Sustentável, Papéis das empresas, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Desenvolvimento Sustentável.Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar os papéis das empresas para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Considera-se que as empresas desempenham papéis relevantes no processo de promoção do consumo sustentável e que as suas responsabilidades não se limitam às questões tecnológicas, mas incorpora também ações e estratégias que se estendem nas relações com os demais stakeholders e contemplam mudanças estruturais e culturais. Assim, em termos de procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa junto a quarenta especialistas brasileiros na temática, a partir do uso do Policy Delphi, para avaliar a relevância dos papéis identificados em amplo levantamento bibliográfico de base nacional e internacional. Os resultados demonstram que dos doze papéis analisados, apenas o lobby, no nível macro, não foi validado como relevante. Alguns especialistas consideram que há uma incompatibilidade entre o desempenho desse papel e os interesses econômicos das empresas. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de que as questões estruturais e contextuais que envolvem a busca pela promoção do consumo sustentável devem ser corrigidas em ambos os lados - consumo e produção.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2018-06-21
How to Cite
de Oliveira, V. M., Pasa Gomez, C. R., & Correia, S. Érica N. (2018). PAPÉIS DAS EMPRESAS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL NA VISÃO DE ESPECIALISTAS BRASILEIROS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 12(2), 55–70. https://doi.org/10.24857/rgsa.v12i2.1485
Issue
Section
Artigos