A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO CONSUMIDOR CONSIDERANDO A ACV E UM PRODUTO DA INDÚSTRIA DE ERVA MATE
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1127Keywords:
Percepção ambiental, ACV, Meio ambiente, Consumidor ecológicoAbstract
Este estudo buscou identificar o grau de percepção do consumidor em relação às questões ambientais ao longo da Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) à base de Chá Mate. Para isso, o modelo VAPERCOM de Brandalise (2008) foi adaptado e aplicado ao público consumidor de chá mate gelado “Xima”, produzido por uma indústria localizada no município de Laranjeiras do Sul, Paraná. O modelo possibilita à organização desenvolver ações sobre a gestão do produto na ótica da redução, reutilização e possibilidade de reciclagem. A metodologia é quanti e qualitativa, aplicada a uma amostra de 138 potenciais consumidores do produto, em um processo que envolveu a caracterização do produto e do público pesquisado, identificação da percepção ambiental, do consumo ecológico e das etapas ACV. Ao final foi possível descrever a importância das organizações em aplicar o modelo para obter maior conhecimento sobre sua clientela, propiciando ações norteadas pela conduta do consumidor em relação ao produto. Os principais resultados indicam que a organização deve desenvolver mercadológicas no sentido de informar as fortes características ecológicas presentes no produto, pouco percebidas pelos consumidores.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2016-09-13
How to Cite
Seramim, R. J., & Brandalise, L. T. (2016). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO CONSUMIDOR CONSIDERANDO A ACV E UM PRODUTO DA INDÚSTRIA DE ERVA MATE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(2), 19–36. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1127
Issue
Section
Artigos