A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO CONSUMIDOR CONSIDERANDO A ACV E UM PRODUTO DA INDÚSTRIA DE ERVA MATE

Authors

  • Ronaldo Jose Seramim Aluno do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. http://orcid.org/0000-0003-1548-686X
  • Loreni Teresinha Brandalise Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1127

Keywords:

Percepção ambiental, ACV, Meio ambiente, Consumidor ecológico

Abstract

Este estudo buscou identificar o grau de percepção do consumidor em relação às questões ambientais ao longo da Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) à base de Chá Mate. Para isso, o modelo VAPERCOM de Brandalise (2008) foi adaptado e aplicado ao público consumidor de chá mate gelado “Xima”, produzido por uma indústria localizada no município de Laranjeiras do Sul, Paraná. O modelo possibilita à organização desenvolver ações sobre a gestão do produto na ótica da redução, reutilização e possibilidade de reciclagem. A metodologia é quanti e qualitativa, aplicada a uma amostra de 138 potenciais consumidores do produto, em um processo que envolveu a caracterização do produto e do público pesquisado, identificação da percepção ambiental, do consumo ecológico e das etapas ACV. Ao final foi possível descrever a importância das organizações em aplicar o modelo para obter maior conhecimento sobre sua clientela, propiciando ações norteadas pela conduta do consumidor em relação ao produto. Os principais resultados indicam que a organização deve desenvolver mercadológicas no sentido de informar as fortes características ecológicas presentes no produto, pouco percebidas pelos consumidores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ronaldo Jose Seramim, Aluno do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Pós-graduado em Administração Financeira pela Unicentro (2010) e em Docência no Ensino Superior pela Cesumar (2014). Atuou como Professor na Faculdade Centro Oeste do Paraná (FAI) e atualmente é aluno do Curso de Mestrado Profissional em Administração (UNIOESTE-PR).

Loreni Teresinha Brandalise, Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNIOESTE.

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestrado em Engenharia de Produção (2001), MBA-Executive pela Universidade Estadual de Maringá (1998), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). É autora de livros sobre o tema da sustentabilidade, é organizadora de coletâneas sobre cases organizacionais e sobre tecnologia social ligada a agricultura familiar. Possui artigos científicos publicados em periódicos classificados pela CAPES. Docente Associada do Colegiado do Curso de graduação em Administração e do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, atuando nos temas referentes à gestão ambiental, administração de materiais, logística e competitividade.

Published

2016-09-13

How to Cite

Seramim, R. J., & Brandalise, L. T. (2016). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO CONSUMIDOR CONSIDERANDO A ACV E UM PRODUTO DA INDÚSTRIA DE ERVA MATE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 10(2), 19–36. https://doi.org/10.24857/rgsa.v10i2.1127

Issue

Section

Artigos