ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS

Authors

  • Bruno Silva Quirino Centro Universitário UNA, Caixa Econômica Federal
  • Rivadávia C. D. Alvarenga Neto HSM Educação Executiva (SP), Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA (MG)
  • Rodrigo Baroni Carvalho PPGA - Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Iris Barbosa Goulart Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA (MG)

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1031

Keywords:

inovação social, modelos de negócios, modelos de negócios sociais, Programa Minha Casa Minha Vida, setor habitacional.

Abstract

A pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva, foi executada por meio de um estudo de caso cujo objeto é o “Programa Minha Casa, Minha Vida”. O objetivo principal é investigar o modelo de negócios do Programa sob a ótica dos conceitos de inovação social e negócios sociais. Definiu-se a proposição teórica de modelo de negócios conceituada por Yunus et al. (2010) para a técnica de comparação de padrões. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi estruturadas, pesquisa documental e observação direta na constelação de valor do Programa executado por uma instituição financeira federal. Três categorias de análise foram definidas: i) conceitos, legislação, métricas e resultados do Programa; ii) modelo de negócios do Programa; iii) equação de lucro financeiro e equação de lucro social. Os dados coletados foram submetidos a processos de redução, exibição em displays e verificação. A principal conclusão foi que o Programa Minha Casa Minha Vida, embora ofereça diversos e significativos resultados financeiros e sociais, não pode ser caracterizado como um modelo de negócios social por não atender à equação de lucro financeiro, que é uma condição essencial para a auto-sustentabilidade e por seu público-alvo ser considerado beneficiário de um programa e não cliente de um produto.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bruno Silva Quirino, Centro Universitário UNA, Caixa Econômica Federal

Mestre em Administração (UNA - MG)

Rivadávia C. D. Alvarenga Neto, HSM Educação Executiva (SP), Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA (MG)

Pós-Doutor em Ciência da Informação (University of Toronto, Canadá), Doutor e Mestre em Ciência da Informação (UFMG), Bacharel em Administração (UFMG)

Rodrigo Baroni Carvalho, PPGA - Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação (UFMG / University of Toronto), Editor da Revista Economia & Gestão (PUCMinas), Membro do Comitê Científico de Administração da Informação - ANPAD

Iris Barbosa Goulart, Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA (MG)

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(1985)

Published

2016-03-04

How to Cite

Quirino, B. S., Alvarenga Neto, R. C. D., Carvalho, R. B., & Goulart, I. B. (2016). ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(3), 97–117. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1031

Issue

Section

Artigos