ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1031Keywords:
inovação social, modelos de negócios, modelos de negócios sociais, Programa Minha Casa Minha Vida, setor habitacional.Abstract
A pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva, foi executada por meio de um estudo de caso cujo objeto é o “Programa Minha Casa, Minha Vida”. O objetivo principal é investigar o modelo de negócios do Programa sob a ótica dos conceitos de inovação social e negócios sociais. Definiu-se a proposição teórica de modelo de negócios conceituada por Yunus et al. (2010) para a técnica de comparação de padrões. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi estruturadas, pesquisa documental e observação direta na constelação de valor do Programa executado por uma instituição financeira federal. Três categorias de análise foram definidas: i) conceitos, legislação, métricas e resultados do Programa; ii) modelo de negócios do Programa; iii) equação de lucro financeiro e equação de lucro social. Os dados coletados foram submetidos a processos de redução, exibição em displays e verificação. A principal conclusão foi que o Programa Minha Casa Minha Vida, embora ofereça diversos e significativos resultados financeiros e sociais, não pode ser caracterizado como um modelo de negócios social por não atender à equação de lucro financeiro, que é uma condição essencial para a auto-sustentabilidade e por seu público-alvo ser considerado beneficiário de um programa e não cliente de um produto.Downloads
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Published
2016-03-04
How to Cite
Quirino, B. S., Alvarenga Neto, R. C. D., Carvalho, R. B., & Goulart, I. B. (2016). ANÁLISE DO PROGRAMA HABITACIONAL MINHA CASA, MINHA VIDA NAS PERSPECTIVAS DA INOVAÇÃO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(3), 97–117. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1031
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Artigos