O COTIDIANO DE UM CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: A CIDADE SOB O OLHAR DO HOMEM ORDINÁRIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.999

Keywords:

cotidiano, cidade, catadores, homem ordinário

Abstract

Neste artigo buscamos estudar o cotidiano da cidade, sob a ótica do homem ordinário. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, tomando como objeto de análise o cotidiano de um catador de material reciclável, pesquisa esta realizada entre os meses de junho e julho de 2014. A fundamentação teórica tem como principal base Michel de Certeau e o estudo sobre homem ordinário e o cotidiano. Os achados da pesquisa indicam que: i) trabalhar na rua não se constitui uma escolha deliberada; ii) Na atividade de reciclagem podem coexistir ações táticas e estratégicas; iii) Pela reciclagem, o homem ordinário se apropria dos subprodutos da sociedade, subverte e ressignifica seu sentido original; iv) O olhar discriminatório da sociedade oprime o trabalhador da rua, influenciando no seu modo de consumir e no uso do espaço; v) A subsistência familiar prevalece em relação ao desenvolvimento sustentável; vi) O homem não ordinário concorre com o homem ordinário; vii) Para o trabalhador da rua, a liberdade é questão sine qua non.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fábio da Silva Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004), especialização em economia e gestão do agronegócio pela UEM (2006) e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Agronegócios, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração geral, marketing, administração pública, pesquisa em administração, diagnóstico organizacional e agronegócios. Possui experiência em EAD - Educação a distância. Foi professor Colaborador junto a UEM no Departamento de Administração no período compreendido entre 2009 e 2014. Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Administração pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Teoria Organizacional, Simbolismo Organizacional e Cotidiano das Cidades.

Elisa Yoshie Ichikawa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Possuo graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC. Realizei estágio pós-doutoral no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Sou pesquisadora com bolsa em produtividade em pesquisa da Fundação Araucária para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Minhas investigações atualmente envolvem os estudos organizacionais em temas como cotidiano, identidades, discursos, memória e história, a partir de dimensões simbólicas e qualitativas de análise.

Published

2015-08-28

How to Cite

Rodrigues, F. da S., & Ichikawa, E. Y. (2015). O COTIDIANO DE UM CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: A CIDADE SOB O OLHAR DO HOMEM ORDINÁRIO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(1), 97–112. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.999

Issue

Section

Artigos