CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NO VAREJO DA MODA: ANALISANDO A INTENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE DEIXAR DE COMPRAR DE EMPRESAS DENUNCIADAS POR ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.961Keywords:
Responsabilidade social, sustentabilidade, consumo consciente, trabalho escravoAbstract
Este estudo testou os efeitos da orientação fashion, orientação à compra e preocupação social na intenção de jovens consumidores de deixar de comprar de empresas varejistas que foram denunciadas por utilizar alguma forma de trabalho escravo em suas cadeias produtivas. A pesquisa foi realizada via levantamento de dados por questionários de autopreenchimento disponibilizados na Internet (N= 217). Os resultados mostraram que apenas a preocupação social (isto é, apoio a causas sociais e noção de coletividade) tem efeito sobre a intenção de deixar de comprar das empresas. O artigo discute as implicações desses resultados no âmbito do consumo socialmente responsável no varejo.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2014-12-01
How to Cite
Veludo de Oliveira, T., Mascarenhas, A. O., Tronchin, G. R., & Baptista, R. M. (2014). CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NO VAREJO DA MODA: ANALISANDO A INTENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE DEIXAR DE COMPRAR DE EMPRESAS DENUNCIADAS POR ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(2), 63–75. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.961
Issue
Section
Artigos