A ATITUDE DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS DAS EMBALAGENS

Authors

  • Beatriz Gondim Matos Universidade Federal do Ceará
  • Claudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.551

Keywords:

atitude, embalagens, características ecológicas

Abstract

O Brasil se destaca na produção de embalagens assim como no descarte. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2009), 25 mil toneladas de embalagens vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Este fato tornou-se questão de reflexão por parte da sociedade. Compreender a atitude dos consumidores em relação às características ecológicas das embalagens torna-se importante diante deste fenômeno. O objetivo deste estudo foi descrever os componentes da atitude do consumidor: crenças ou cognição, afetividade e conação. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e de campo, e quanto à forma de abordar o problema como quantitativa. A amostra foi composta de 325 pessoas, de ambos os sexos e de diversos bairros da cidade de Fortaleza. Os resultados demonstram que no nível cognitivo, os respondentes conhecem pouco os símbolos de rotulagem ambiental e, embora, em termos afetivos, lhes atribuam muita importância e avaliem de forma positiva ações relacionadas aos uso/compra das embalagens que apresentam características ecológicas, no nível comportamental é pouca a influência dos símbolos e dessas características nas suas decisões de compra. Ressalte-se que a avaliação positiva que os consumidores têm das atitudes relativas à compra/ao uso de embalagens que apresentam características ecológicas e aos símbolos de rotulagem pode servir como indicador para as empresas investirem em produtos ecológicos e adotarem práticas de gestão ambiental no longo prazo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Beatriz Gondim Matos, Universidade Federal do Ceará

Graduação em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Mestrado Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2010) . Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Mercadológica. Atua na Pró-Reitoria de Extensão da universidade

Claudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1992) concluído na London Business School, em Londres - Inglaterra, e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1999). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Ceará e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC/UFC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade, Marca, Planejamento de Marketing e Planejamento Estratégico.

Published

2012-11-08

How to Cite

Matos, B. G., & Abreu Romero, C. B. (2012). A ATITUDE DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS DAS EMBALAGENS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(2), 149–164. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.551

Issue

Section

Artigos