SUSTENTABILIDADE NA MODA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1094Keywords:
sustentabilidade, indústria da moda, Brasil, mercado internacional, vantagem competitiva, cadeia produtiva.Abstract
O proposito deste artigo é investigar a sustentabilidade como potencial fonte de diferenciação na indústria da moda brasileira, em termos de sua oferta no mercado internacional. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas na área. A análise dos dados obtidos permitiu consolidar informações nas seguintes categorias: Sustentabilidade na Indústria da Moda; Sustentabilidade na Moda Brasileira e no Mercado Internacional e a Criação de Vantagens Competitivas. A análise destas categorias confluiu para a identificação de Oportunidades e Desafios para a Sustentabilidade na Moda Brasileira. Foi possível identificar que a vantagem competitiva do Brasil neste setor, originada pela sustentabilidade como elemento de diferenciação, é insuficientemente explorada, mas apresenta potencial para avanços. Apesar da existência de desafios institucionais, culturais e sociais, observou-se que há espaço para a exportação e expansão da moda nacional associada ao conceito de sustentabilidade. Há oportunidades para produtores, comerciantes e consumidores finais, ainda que não adequadamente exploradas ou aproveitadas. Este estudo alerta, portanto, para a necessidade de se implantar práticas sustentáveis na cadeia produtiva da moda, para as organizações bem como para as escolas de moda.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2016-03-04
How to Cite
Galleli, B., Sutter, M. B., & MacLennan, M. L. F. (2016). SUSTENTABILIDADE NA MODA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO INTERNACIONAL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(3), 45–62. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1094
Issue
Section
Artigos