SUSTENTABILIDADE NA MODA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO INTERNACIONAL

Authors

  • Barbara Galleli Universidade de São Paulo (USP)
  • Mariana Bassi Sutter Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Laura F. MacLennan Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1094

Keywords:

sustentabilidade, indústria da moda, Brasil, mercado internacional, vantagem competitiva, cadeia produtiva.

Abstract

O proposito deste artigo é investigar a sustentabilidade como potencial fonte de diferenciação na indústria da moda brasileira, em termos de sua oferta no mercado internacional. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas na área. A análise dos dados obtidos permitiu consolidar informações nas seguintes categorias: Sustentabilidade na Indústria da Moda; Sustentabilidade na Moda Brasileira e no Mercado Internacional e a Criação de Vantagens Competitivas. A análise destas categorias confluiu para a identificação de Oportunidades e Desafios para a Sustentabilidade na Moda Brasileira. Foi possível identificar que a vantagem competitiva do Brasil neste setor, originada pela sustentabilidade como elemento de diferenciação, é insuficientemente explorada, mas apresenta potencial para avanços. Apesar da existência de desafios institucionais, culturais e sociais, observou-se que há espaço para a exportação e expansão da moda nacional associada ao conceito de sustentabilidade. Há oportunidades para produtores, comerciantes e consumidores finais, ainda que não adequadamente exploradas ou aproveitadas. Este estudo alerta, portanto, para a necessidade de se implantar práticas sustentáveis na cadeia produtiva da moda, para as organizações bem como para as escolas de moda.

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Author Biographies

Barbara Galleli, Universidade de São Paulo (USP)

Estudante de doutorado em Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Mariana Bassi Sutter, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (2003) e pós-graduação em negócios da moda pelo Senac (2008). Mestra em Administração de Empresas pela FEA-USP. Atualmente é doutoranda e pesquisadora da Universidade de São Paulo.

Maria Laura F. MacLennan, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP (2000) e mestrado em Administração: Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012). Atualmente é doutoranda e pesquisadora da Universidade de São Paulo.

Published

2016-03-04

How to Cite

Galleli, B., Sutter, M. B., & MacLennan, M. L. F. (2016). SUSTENTABILIDADE NA MODA BRASILEIRA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO MERCADO INTERNACIONAL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(3), 45–62. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i3.1094

Issue

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