Processo de Avaliação por Pares

A duração do processo de publicação é estimado entre 9 a 12 meses, a partir do momento em que o artigo é submetido no sistema.

•Após a submissão, o sistema envia uma mensagem de confirmação para os autores e, ao mesmo tempo, para o Editor-Chefe, avisando da nova submissão.

•Os textos passam pela primeira etapa, o “Desk Review”, em que se verifica se o artigo se ajusta ao escopo da revista, se há uma contribuição teórica-empírica e se está de acordo ao formato indicado. Essa etapa pode durar até três meses, tendo como resultados a rejeição do artigo ou a seleção para continuar no processo de avaliação.

•Todo artigo submetido à RGSA é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores (double blind review). É solicitado que se realize a avaliação em um prazo de 20 dias. A dupla avaliação por pares garante o anonimato tanto dos articulistas quanto dos avaliadores.

•As avaliações são feitas em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, que são encaminhados ao autor(es) em caso de aceite condicional, correções ou recusa.

•A avaliação considera: a relevância do artigo, estrutura textual, coerência entre introdução e problematização, referencial teórico relevante, métodos e técnicas de pesquisa rigorosos, a análise e discussão consistente de dados e conclusões/considerações finais.

•No caso de parecer negativo por dois avaliadores, o artigo é automaticamente rejeitado.

•Se os pareceres são díspares, o artigo é encaminhado para um terceiro especialista.

•Caso haja necessidade de correções obrigatórias, é solicitado ao autor que as realize em, no máximo, 30 dias. A nova versão do documento é novamente encaminhada aos avaliadores para sua revisão. 

•É possível haver uma segunda rodada de correções, antes de ser aceito definitivamente. Ou, também, pode haver a possibilidade de as correções não terem sido satisfatoriamente realizadas. Nesse último caso, o artigo é rejeitado.

•Sendo aceito, o Editor-Chefe envia um comunicado aos autores pelo sistema e se passa para o processo de edição, que leva aproximadamente um mês.

•Antes da publicação definitiva o autor recebe um link com a publicação provisória para fazer uma última revisão do formato e dar sua aquiescência final. 

•Quando a edição é publicada, é enviado um e-mail com o link de acesso a todos os associados.

Formulário de Avaliação

1. RELEVÂNCIA DO ARTIGO

- O artigo apresenta novidade ou relevância científica (tema, teoria, método, resultado)?*

- O artigo trata de elementos teóricos ou empíricos da área socioambiental?*

2. ESTRUTURA TEXTUAL

- O título, o resumo/abstract e as palavras chave representam uma boa idéia do artigo como um todo?*

3. INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

- Faça uma avaliação sobre a introdução,a problematização e o objeto do trabalho.*

4. REFERENCIAL TEÓRICO

- Avalie se é contemplado o estado-da-arte sobre o assunto e se são utilizadas obras relevantes sobre o tema.*

5. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

- Avalie se os métodos e as técnicas de pesquisa utilizados permitiram a obtenção de resultados consistentes.*

6. ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

- Comente se há consistência na análise dos dados e se a discussão dos resultados é adequada.*

7. CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

- Comente se a conclusão ou considerações finais são coerentes com o problema e o objetivo propostos, assim como elas contemplam as diversas partes do artigo.*

8. AVALIAÇÃO GERAL

-Aponte no espaço abaixo sugestões aos autores para melhoria do artigo quanto a: (a) Conteúdo (resumo, introdução, referencial teórico, metódo de pesquisa, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados e considerações finais (principais conclusões, limitações do estudo e recomendações para futuros estudos); (b) Forma (estrutura, linguagem, normas);*

9. CONCLUSÃO DO PARECER

-Recomendação Final:*

Aprovado (   )

Correções obrigatórias (    )

Reprovado (   )