O COTIDIANO DE UM CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: A CIDADE SOB O OLHAR DO HOMEM ORDINÁRIO
PDF

Palavras-chave

cotidiano
cidade
catadores
homem ordinário

Como Citar

Rodrigues, F. da S., & Ichikawa, E. Y. (2015). O COTIDIANO DE UM CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL: A CIDADE SOB O OLHAR DO HOMEM ORDINÁRIO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(1), 97–112. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.999

Resumo

Neste artigo buscamos estudar o cotidiano da cidade, sob a ótica do homem ordinário. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, tomando como objeto de análise o cotidiano de um catador de material reciclável, pesquisa esta realizada entre os meses de junho e julho de 2014. A fundamentação teórica tem como principal base Michel de Certeau e o estudo sobre homem ordinário e o cotidiano. Os achados da pesquisa indicam que: i) trabalhar na rua não se constitui uma escolha deliberada; ii) Na atividade de reciclagem podem coexistir ações táticas e estratégicas; iii) Pela reciclagem, o homem ordinário se apropria dos subprodutos da sociedade, subverte e ressignifica seu sentido original; iv) O olhar discriminatório da sociedade oprime o trabalhador da rua, influenciando no seu modo de consumir e no uso do espaço; v) A subsistência familiar prevalece em relação ao desenvolvimento sustentável; vi) O homem não ordinário concorre com o homem ordinário; vii) Para o trabalhador da rua, a liberdade é questão sine qua non.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i1.999
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...