GESTÃO ESTRATÉGICA DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Authors

  • Roberto Schoproni Bichueti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.986

Keywords:

Sustentabilidade. Água, Mineração, Desempenho empresarial, Gestão

Abstract

O presente estudo tem o objetivo de verificar a relação entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial em indústrias do setor mineral brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, por meio de um estudo de casos múltiplos. Os resultados permitem verificar como as empresas analisadas atuam nos aspectos associados à gestão do uso da água, em especial relacionados ao controle da quantidade de água, à avaliação dos riscos envolvidos, às práticas operacionais, à cadeia de suprimentos e ao engajamento com os stakeholders. Sobretudo, as evidências encontradas apontam para a relação existente entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial nas indústrias pesquisadas, contribuindo para o avanço acadêmico da gestão socioambiental. Do ponto de vista da gestão das empresas, promove alternativa para uma atividade industrial mais sustentável, em termos econômicos, sociais e ambientais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Roberto Schoproni Bichueti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Roberto Bichueti é Bacharel (2010) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente, é Professor Substituto do Departamento de Ciências Administrativas / UFSM e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração PPGA/UFSM - Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior / CAPES. Atua como Assessor Editorial da Revista de Administração da UFSM (ReA-UFSM). Desenvolve estudos com foco em Sustentabilidade e Inovação. Membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade (CNPq).

Published

2015-11-30

How to Cite

Bichueti, R. S., Gomes, C. M., Kneipp, J. M., & Rosa, L. A. B. da. (2015). GESTÃO ESTRATÉGICA DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(2), 102–119. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.986

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)