GESTÃO ESTRATÉGICA DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade. Água
Mineração
Desempenho empresarial
Gestão

Como Citar

Bichueti, R. S., Gomes, C. M., Kneipp, J. M., & Rosa, L. A. B. da. (2015). GESTÃO ESTRATÉGICA DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO: UM ESTUDO MULTI-CASOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 9(2), 102–119. https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.986

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar a relação entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial em indústrias do setor mineral brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, por meio de um estudo de casos múltiplos. Os resultados permitem verificar como as empresas analisadas atuam nos aspectos associados à gestão do uso da água, em especial relacionados ao controle da quantidade de água, à avaliação dos riscos envolvidos, às práticas operacionais, à cadeia de suprimentos e ao engajamento com os stakeholders. Sobretudo, as evidências encontradas apontam para a relação existente entre a gestão do uso da água e o desempenho empresarial nas indústrias pesquisadas, contribuindo para o avanço acadêmico da gestão socioambiental. Do ponto de vista da gestão das empresas, promove alternativa para uma atividade industrial mais sustentável, em termos econômicos, sociais e ambientais.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v9i2.986
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...