ESCALA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB
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Palavras-chave

Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Escala de consumo sustentável

Como Citar

de Oliveira, V. M., Correia, S. Érica N., & Gomez, C. R. P. (2015). ESCALA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(3), 89–105. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i3.962

Resumo

As práticas cotidianas de consumo estão no mainstream das discussões sobre desenvolvimento sustentável desde a década de 1990. Constatou-se que elas são insustentáveis em decorrência dos impactos socioambientais que causam. Modificá-las, portanto, passou a ser considerado como um dos principais objetivos do desenvolvimento sustentável. O passo inicial a ser dado, nesse sentido, é conhecer e avaliar as práticas cotidianas de consumo da sociedade com o intuito de verificar as suas tendências para adoção de padrões e níveis de consumo conscientes. Nesse sentido, Ribeiro e Veiga (2011) desenvolveram uma Escala de Consumo Sustentável que busca avaliar a atitudes e o comportamento dos consumidores em termos de consumo consciente, a partir de quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade. Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar um estudo comparativo entre as atitudes e comportamentos de consumo de alunos e professores da Universidade Federal de Campina Grande – PB, a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011). Para tanto, em termos metodológicos, realizou-se uma Survey de natureza quantitativa e descritiva. Os resultados demonstram que ambos os grupos pesquisados não apresentam atitudes e comportamentos de consumo considerados como amplamente benéficos para o meio ambiente nas dimensões avaliadas. Este fato é inquietante, considerando-se que a amostra investigada faz parte de uma Instituição de Ensino Superior (IES), onde opiniões são formadas e compartilhadas. Tais evidências demonstram a necessidade de ações voltadas à formação de uma cultura de consumo sustentável com investimentos focados em mudanças mais amplas que envolvam o contexto social.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i3.962
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