CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NO VAREJO DA MODA: ANALISANDO A INTENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE DEIXAR DE COMPRAR DE EMPRESAS DENUNCIADAS POR ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Tânia Veludo de Oliveira Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas
  • André Ofenhejm Mascarenhas Centro Universitário da FEI.
  • Giulia Rizatto Tronchin Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas
  • Rodrigo Martins Baptista Centro Universitário da FEI.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.961

Keywords:

Responsabilidade social, sustentabilidade, consumo consciente, trabalho escravo

Abstract

Este estudo testou os efeitos da orientação fashion, orientação à compra e preocupação social na intenção de jovens consumidores de deixar de comprar de empresas varejistas que foram denunciadas por utilizar alguma forma de trabalho escravo em suas cadeias produtivas. A pesquisa foi realizada via levantamento de dados por questionários de autopreenchimento disponibilizados na Internet (N= 217). Os resultados mostraram que apenas a preocupação social (isto é, apoio a causas sociais e noção de coletividade) tem efeito sobre a intenção de deixar de comprar das empresas. O artigo discute as implicações desses resultados no âmbito do consumo socialmente responsável no varejo.

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Author Biographies

Tânia Veludo de Oliveira, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas

PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University, UK. Mestre e bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Marketing da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV).

André Ofenhejm Mascarenhas, Centro Universitário da FEI.

Possuo graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP. Atualmente sou professor em período integral dos cursos de graduação, mestrado acadêmico e doutorado do Centro Universitário da FEI/SP

Giulia Rizatto Tronchin, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Estudante do último ano de administração de empresas, estagiária da Ipsos Brasil na área de Shopper Marketing

Rodrigo Martins Baptista, Centro Universitário da FEI.

Doutorando em Administração na FEI, Mestrado em administração pela FEI, MBA em negociação internacional pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em administração com ênfase em comércio exterior pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenador do curso de finanças e comércio exterior da Anhembi Morumbi.

Published

2014-12-01

How to Cite

Veludo de Oliveira, T., Mascarenhas, A. O., Tronchin, G. R., & Baptista, R. M. (2014). CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NO VAREJO DA MODA: ANALISANDO A INTENÇÃO DOS CONSUMIDORES DE DEIXAR DE COMPRAR DE EMPRESAS DENUNCIADAS POR ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(2), 63–75. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.961

Issue

Section

Artigos