DISCLOSURE VOLUNTÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA
PDF

Palavras-chave

Disclosure Voluntário
Responsabilidade Socioambiental
Índice de Responsabilidade Social Corporativa
Empresas de Capital Aberto.

Como Citar

Almeida, M. A., & Santos, J. F. dos. (2015). DISCLOSURE VOLUNTÁRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(3), 69–88. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i3.925

Resumo

O estudo tem por objetivo mensurar o nível de divulgação voluntária de informações de responsabilidade social das empresas listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo, cuja amostra foi composta pelas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA, com informações disponíveis de 2008 a 2012. Os dados foram coletados através de fontes secundárias, sendo as informações contábeis obtidas das bases de dados Economatica e Datastream e as informações sobre responsabilidade social corporativa obtidas dos relatórios de sustentabilidade publicados nos websites das empresas e da Comissão de Valores Mobiliários. Para mensurar a divulgação voluntária de informações de responsabilidade social corporativa, construiu-se um índice (IRSC) composto por 24 questões objetivas compreendendo aspectos de (i) estrutura de governança e sistemas de gestão, (ii) credibilidade, (iii) indicadores de desempenho ambiental e (iv) gastos ambientais. Para o tratamento dos dados utilizou-se estatística descritiva. A pontuação média das empresas no IRSC se manteve em torno de 12 pontos. Os resultados mostram que, dada a sua não obrigatoriedade de publicação do relatório de responsabilidade social corporativa, muitas empresas deixam para fazê-lo apenas no segundo semestre do ano seguinte. Observou-se também que os itens mais divulgados pelas empresas são sobre uso de energia e água, emissões atmosféricas e geração e/ou gestão de resíduos. Percebeu-se que as divulgações devem primar por uma maior acreditação externa, e, além disso, elas necessitam informar mais sobre seus esforços de preservação ambiental e sobre a produção de efluentes e resíduos tóxicos.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i3.925
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...