INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE: O CASO NATURA

Authors

  • Fernanda Mendes Pires Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEA da Universidade de São Paulo/USP.
  • André Luiz Fischer Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEA da Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i1.831

Keywords:

sustentabilidade, gestão de pessoas, gestão estratégica de pessoas, políticas e práticas de recursos humanos.

Abstract

A crescente importância que a questão do desenvolvimento sustentável vem ganhando na sociedade e no debate acadêmico impulsiona as organizações a introduzi-la em suas estratégias e práticas de gestão. O tema vem tomando a agenda de executivos e empresas, gerando um movimento que merece a reflexão da pesquisa organizacional. Este estudo busca contribuir com essa análise adotando a perspectiva da gestão estratégica de pessoas. Propõe-se verificar se ocorrem mudanças significativas nas políticas e práticas de gestão de pessoas das empresas que incorporam a sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Para isso realizou-se um estudo de caso em uma empresa reconhecida no Brasil por vincular sua imagem e estratégia de negócio com o desenvolvimento sustentável, a Natura. Os principais achados demonstram que a área de recursos humanos é chamada a atuar como importante protagonista da busca por este posicionamento estratégico. Algumas das suas políticas e práticas são adaptadas à nova estratégica, tais como: a gestão de desempenho, a seleção, a remuneração e o processo de sucessão. Estas mudanças comprovam teses da perspectiva contingencial de gestão estratégica de RH, demonstrando que a empresa procura estruturar e alinhar seu sistema de gestão de pessoas ao seu intento estratégico.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fernanda Mendes Pires, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEA da Universidade de São Paulo/USP.

Mestre em Administração de Empresas, na área de Gestão de Pessoas, pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Atua como consultora na FIA e professora de graduação na Novo Milênio e MBA na Fucape/ES.

André Luiz Fischer, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEA da Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1998). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Atualmente é professor no Departamento de Administração da FEA USP ministrando aulas e orientando trabalhos de pesquisa e pós-graduação. Coordena cursos de especialização em Gestão de Recursos Humanos atuando como consultor e pesquisador na Faculdade FIA de Administração e Negócios.

Published

2014-09-10

How to Cite

Pires, F. M., & Fischer, A. L. (2014). INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE: O CASO NATURA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(1), 54–72. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i1.831

Issue

Section

Artigos