ATUAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM POR MEIO DE COMERCIALIZAÇÃO DIRETA

Authors

  • Fernanda Santos Mota de Jesus
  • José Carlos Barbieri Escola de Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.816

Keywords:

Logística Reversa. Recuperação de Produtos e Materiais. Embalagens Pós-Consumo. Reciclagem. Cooperativas de Catadores. Materiais Recicláveis.

Abstract

A pesquisa objetivou compreender a inserção de organizações de catadores, em programas empresariais de logística reversa, para reciclagem de embalagens pós-consumo. O estudo multicasos englobou programas empresariais nos quais as cooperativas atuam como fornecedoras de primeira camada dos seguintes setores: vidro, papelão, embalagem longa vida e plástico PET. O respectivo estudo envolveu quatro empresas e quatro cooperativas de catadores, sendo uma delas analisada como explanação rival. De maneira geral, observou-se que as características dos programas decorrem das motivações para a estruturação da logística reversa, seja pela responsabilidade socioambiental, recuperação de materiais, competitividade da embalagem, imagem corporativa ou pelas compras de materiais secundários. Além da obtenção de escala e regularização, o avanço das cooperativas de catadores nessas cadeias de suprimentos foi viabilizado através da aprendizagem prática quanto à correta identificação e seleção de materiais recicláveis e desenvolvimento de processos de pré-processamento para garantia de qualidade, conforme exigências das empresas. Em dois dos casos analisados, constatou-se a atuação de empresas de bens de consumo na gestão de fluxos de informações, permitindo uma gestão eficiente das operações de logística reversa. Para as cooperativas de catadores a comercialização direta tem proporcionado melhores preços dos materiais recicláveis e perspectivas de vendas em longo prazo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Fernanda Santos Mota de Jesus

Engenheira Ambiental (Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo) Mestre em Administração de Empresas (Escola de Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas)

José Carlos Barbieri, Escola de Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP-POI)

Published

2014-08-08

How to Cite

de Jesus, F. S. M., & Barbieri, J. C. (2014). ATUAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM POR MEIO DE COMERCIALIZAÇÃO DIRETA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 7(3), 20–36. https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.816

Issue

Section

Artigos