PRODUÇÃO ACADÊMICA EM GESTÃO SOCIAL: VISITA AOS ANAIS DOS ENAPEGS DE 2007 A 2012 <BR> DOI: 10.5773/rgsa.v7i2.796

Authors

  • Edson Sadao Iizuka Centro Universitário da FEI
  • Luciano Antônio Prates Junqueira PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i2.796

Keywords:

Gestão Social, Bibliometria, Produção Acadêmica, ENAPEGS

Abstract

Trata-se de um artigo que busca analisar a produção acadêmica com a temática da gestão social, especificamente o que foi produzido no âmbito dos ENAPEGS, Encontro Nacional dos Pesquisadores em Gestão Social. Após vinte anos do início desta temática no Brasil, acredita-se na importância da análise do que já foi produzido em gestão social. Para isso, procedeu-se uma pesquisa bibliométrica a partir dos artigos aprovados e apresentados nos encontros do ENAPEGS de 2007 (primeira edição deste evento) até 2012. Atualmente, o ENAPEGS é um dos principais congressos científicos na área social no Brasil. É neste evento que os principais pesquisadores interessados na gestão social lançam os seus questionamentos e as suas pautas de interesses. Foi analisado um total de 434 artigos e, dentre estes, selecionados 61 trabalhos (14%) que apresentaram no título a expressão “gestão social”. Os principais resultados da investigação foram: dentre as 1.284 referências bibliográficas sistematizadas, 12 autores foram mencionados 10 vezes ou mais; 20 obras foram as mais citadas; a metodologia predominante é a qualitativa; os artigos concentram-se em seis temáticas – (i) educação, ensino e aprendizagem; (ii) gestão pública e políticas públicas; (iii) consórcios, cooperativas e redes; (iv) participação e negociação; (v) territórios e (vi) assistência social.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Edson Sadao Iizuka, Centro Universitário da FEI

Graduado (1996), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Além disso, é Especialista em Liderança para o Terceiro Setor (1999) e foi trainee GIFE (programa apoiado pela Fundação Kellogg). É docente dos cursos de graduação em Administração do Centro Universitário da FEI (desde 2013); da PUC-SP (desde 2006) e FECAP (desde 2000); pertence ao corpo docente permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário da FEI (desde 2013); docente colaborador do programa de stricto sensu MPA com ênfase em Finanças da FECAP (desde 2010); é docente colaborador do Programa Pós-graduado em Administração da PUC-SP (desde 2012). Tem como principais temáticas de pesquisa: Gestão Social; Inovação na Gestão Pública Local; Processo Decisório e Empreendedorismo (ênfase no Empreendedorismo Social).

Luciano Antônio Prates Junqueira, PUC/SP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos até 2012.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012.

Published

2013-12-12

How to Cite

Iizuka, E. S., & Junqueira, L. A. P. (2013). PRODUÇÃO ACADÊMICA EM GESTÃO SOCIAL: VISITA AOS ANAIS DOS ENAPEGS DE 2007 A 2012 <BR> DOI: 10.5773/rgsa.v7i2.796. Revista De Gestão Social E Ambiental, 7(2), 71–85. https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i2.796

Issue

Section

Artigos