MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO
PDF

Palavras-chave

Formação de Estratégias
Gestão Ambiental
Setor Sucroalcooleiro Brasileiro
Survey

Como Citar

Genuíno, S. L. V. P., & Machado, A. G. C. (2014). MOTIVAÇÕES E MODOS DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO BRASILEIRO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 8(2), 76–94. https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar fatores motivadores e modos de formação de estratégias ambientais adotados por empresas pertencentes ao setor sucroalcooleiro brasileiro. Para isto, foi realizada uma pesquisa cross-sectional, com caráter descritivo, e aplicado um survey por telefone. A população da pesquisa foi formada por 364 empresas, das quais 102 compuseram a amostra. Foram utilizados, procedimentos estatísticos descritivos e univariados nas análises. Os resultaram demonstraram que o atendimento à legislação, a busca pela minimização dos impactos ambientais e valorização da imagem são os principais fatores que têm motivado os gestores para realização de investimentos em prol do meio ambiente. Evidenciou-se que o planejamento foi o modo mais adotado (75,5%) para formulação de estratégias ambientais, seguido do processual (64,74%) e guarda-chuva (55,9%), todavia, elas não são mutuamente excludentes, tampouco estas formas estão distribuídas igualmente entre as regiões do país.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v8i2.753
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...