SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES RURAIS

Authors

  • Jaqueline Guimarães Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i1.528

Keywords:

Desenvolvimento sustentável, Agroecologia, Agricultura familiar.

Abstract

Com a problemática ambiental atual, resultante do modelo de desenvolvimento com objetivos voltados apenas para a elevação dos índices econômicos, surge a necessidade de alcançar o desenvolvimento sustentável. Dentre uma infinidade de variáveis que mantém relação com a temática do desenvolvimento sustentável, destaca-se a agricultura, haja vista que, desde os primórdios da civilização, é uma das principais formas de interação do ser humano com a natureza. Assim sendo, o modelo agrícola, que surge em meio às preocupações ambientais, é a agroecologia. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo identificar o índice de sustentabilidade da agricultura orgânica familiar a partir dos indicadores econômico, técnico-agronômico, manejo, ecológico e político-institucional proposto por Oliveira (2007) dos produtores vinculados à Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Comunitário (ADESC) localizada no município de Lagoa Seca – PB. A metodologia utilizada fundamenta-se no modelo de Oliveira (2007), que analisa um conjunto de indicadores que resulta em um índice de sustentabilidade do agroecossistema. O estudo é caracterizado como exploratório e descritivo conduzido sob a forma de um estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas junto aos agricultores vínculos a ADESC e complementadas com a análise de dados secundários e da observação não participante. Os resultados obtidos apontam que, a maioria dos indicadores encontra-se satisfatórios, de modo a contribuir positivamente para o alcance da sustentabilidade da agricultura familiar dos produtores associados à ADESC, embora haja uma carência de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar na região.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jaqueline Guimarães Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Administração na Universidade Federal de Campina Grande e atualmente mestranda em Administração na Universidade Federal de Pernambuco.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Published

2013-10-30

How to Cite

Guimarães Santos, J., & Cândido, G. A. (2013). SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES RURAIS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 7(1), 70–86. https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i1.528

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.