INTEGRAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CINCO MAIORES SUPERMERCADOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.472Keywords:
responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, varejo, estratégia competitivaAbstract
O presente artigo discute a integração das práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) e de sustentabilidade, às estratégias competitivas das organizações, com maior ênfase no setor varejista. Parte-se de uma revisão da literatura com foco na evolução das teorias sobre estratégia competitiva e RSC, com foco no modelo proposto por Porter e Kramer (2006) e em sua ampliação por Aligleri (2008). Em seguida, relatam-se os resultados de uma pesquisa empírica exploratória, com o método de estudo de caso múltiplo com coleta de dados secundários. A pesquisa foi feita com os 5 maiores supermercados brasileiros conforme classificação da Abras em 2009, dos quais apenas os 3 maiores possuem relatórios de sustentabilidade. A análise dos resultados da pesquisa empírica aponta que os 3 supermercados possuem práticas de RSC nas 4 etapas do modelo, evidenciando que neste setor já há alguma integração destas práticas com as estratégias das empresas. No entanto, o estudo mostra que ainda há espaço para um maior alinhamento neste sentido.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2013-09-06
How to Cite
Hamza, K. M., & Dalmarco, D. de A. S. (2013). INTEGRAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA COMPETITIVA E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS CINCO MAIORES SUPERMERCADOS BRASILEIROS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(3), 78–95. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.472
Issue
Section
Artigos