UM ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DA IMAGEM DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE

Authors

  • Deonit De Toni Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul
  • Adilene Mattia Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.471

Keywords:

configuração de imagens, consumo consciente, futuro melhor.

Abstract

O consumo consciente está relacionado a um modo de vida que valoriza a responsabilidade ambiental, a qual observa os impactos que um produto pode exercer sobre o meio ambiente, onde o foco está em preservar e manter um meio social com maior qualidade de vida. Este artigo objetiva entender o processo de configuração de imagem do consumo consciente. Por meio do Método de Configuração de Imagem (MCI) foram entrevistados 743 estudantes. Os resultados apontam que a imagem central do conceito de consumo consciente é formada por treze atributos que dão significado a este conceito. Os resultados indicam que o conceito de consumo consciente é uma ação de consumo sem desperdício através do uso racional de recursos, de preservação do meio ambiente, de consumir produtos ecologicamente corretos e de responsabilidade com o planeta, capaz de gerar sentimentos de bem-estar. Ou seja, o ato de consumir de forma consciente é um ato de sentir-se responsável pelo bem-estar (preservação), tanto individual quanto coletivamente, no momento em que se pensa no futuro do planeta. No que tange à multidimensionalidade, os resultados indicam que as principais dimensões que formam o conceito, para a amostra estudada, são a axiomáticas (40%), a física e material (22%), a emocional (13%) e a e visionária (10%). A partir do método proposto e dos resultados alcançados, é possível melhor entender como um conceito de um objeto pesquisado se configura e, com base nisso, direcionar estratégias e ações que visem atender melhor o consumidor, tanto de âmbito público quanto privado.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Deonit De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Titulação: Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cargo: Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Titulação: Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cargo: Professor de Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Adilene Mattia, Universidade de Caxias do Sul

Titulação: Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Cargo: Professora e Sub-coordenadora do Curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul.

Published

2013-09-06

How to Cite

De Toni, D., Larentis, F., & Mattia, A. (2013). UM ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO DA IMAGEM DO CONCEITO DE CONSUMO CONSCIENTE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(3), 113–128. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i3.471

Issue

Section

Artigos