Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo proknow-c na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável

Authors

  • Michele Hartmann Feyh Afonso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliane Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.424

Abstract

Estruturar uma revisão de literatura com o objetivo de construir conhecimento e buscar fundamentação teórica para determinado tema pode não ser uma tarefa trivial. Milhares de periódicos são disponibilizados no Portal da CAPES, e o pesquisador precisa selecionar uma parcela destes para embasar sua pesquisa. Diante deste desafio, o trabalho proposto apresenta o processo de seleção do portfólio bibliográfico e o processo de análise bibliométrica integrantes da metodologia ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist) desenvolvida pelo Laboratório de Metodologias Multicritério em Apoio à Decisão da Universidade Federal de Santa Catarina (LabMCDA/UFSC). Ambos os processos são aplicados no campo de avaliação de desempenho em sustentabilidade, construindo um portfólio bibliográfico de relevância na área e possibilitando a análise de características deste portfólio tais como periódicos onde o tema é mais recorrente e artigos que se destacam, permitindo assim uma visão de parte do cenário de publicações científicas no campo de interesse. A pesquisa observa que a publicação de artigos científicos na área é ainda bastante incipiente, mas tem apresentado grande crescimento na última década, e levanta as principais características com relação a autores, periódicos e relevância científica das publicações. A metodologia ProKnow-C se mostra como uma ferramenta de grande validade para a construção de conhecimento em determinado campo de pesquisa, proporcionando um procedimento estruturado, rigoroso e que minimiza o uso de aleatoriedade e subjetividade no processo de revisão bibliográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Michele Hartmann Feyh Afonso, Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadora do Instituto Market Analysis, Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Juliane Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção e professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Ph.D em Engenharia de Produção e professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Published

2012-02-27

How to Cite

Afonso, M. H. F., Souza, J. V. de, Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2012). Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo proknow-c na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(2), 47–62. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.424

Issue

Section

Artigos