A “SINCRONIA” OU A “SINERGIA” AMBIENTAL ESTRATÉGICA? UM ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO

Authors

  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti Universidade Estadual de Maringá
  • Ferenc Istvan Bánkuti Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.406

Abstract

Dentro do novo contexto competitivo, questões relativas ao meio-ambiente ganharam destaque em termos estratégicos empresariais. Uma adequada gestão ambiental empresarial passa, então, a ter grande relevância, levando a discussão acerca do desempenho das organizações sob diferentes enfoques, abordando-se não somente a competitividade econômica, mas também a competitividade ambiental. O objetivo proposto neste trabalho é discutir ações ambientais estratégicas implantadas por empresa multinacional do setor de alimentos no Brasil. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram alinhamento entre estratégia e práticas ambientais na unidade de negócios em estudo, principalmente em decorrência de adequações a leis e normas impostas pelo grupo (por meio de SGI). Apesar da sincronia, não se pode afirmar que a estratégia competitiva tem como um dos pilares a gestão ambiental, não caracterizando sinergia ambiental estratégica. Ainda que ela faça parte do SGI e que a implantação do mesmo é estratégica, ações e melhorias ambientais não se mostram direcionadoras na unidade em estudo. Alguns fatores podem caracterizar tal situação, tais como a imposição de práticas ambientais top down; a carência de métodos de melhoria e projetos com objetivos específicos em resultados ambientais; a carência de inovações em produto e processo (tecnológicas) para melhorias ambientais; e a escassez de interação intraorganizacional (entre agentes internos) e interorganizacional (ao longo da cadeia de suprimentos) para melhorias ambientais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sandra Mara Schiavi Bánkuti, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Administração – Universidade Estadual de Maringá (DAD / UEM) Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA / UEM). Atua nas áreas de Organização Industrial e Coordenação de Sistemas Agroindustriais.

Ferenc Istvan Bánkuti, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (DZO / UEM). Atua nas áreas de Gestão Agroindustrial e Gestão Ambiental.

Published

2012-02-27

How to Cite

Bánkuti, S. M. S., & Bánkuti, F. I. (2012). A “SINCRONIA” OU A “SINERGIA” AMBIENTAL ESTRATÉGICA? UM ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(2), 112–125. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.406

Issue

Section

Artigos