CONQUISTA E DESAFIOS NA CADEIA PRODUTIVA DA CAJUCULTURA NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE À LUZ DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

Authors

  • Marcos Adller de Almeida Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Washington José de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Juarez Azevedo de Paiva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.376

Abstract

O objeto de pesquisa tratado neste artigo é a gestão colegiada, adotando-se como espaço de investigação o ramo da Cajucultura e a atuação do Comitê Gestor da Cadeia no Rio Grande do Norte à luz do construto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). É objetivo desta pesquisa revelar o modo como os membros deste Comitê Gestor interpretam as dimensões econômica, social e ambiental ante à composição da sustentabilidade nos empreendimentos. O referencial teórico elenca a Economia Solidária como estratégia para o Desenvolvimento Regional Sustentável. No que tange aos métodos, realizou-se um estudo de caso, tendo sido implementadas, junto aos atores envolvidos, entrevistas semi-estruturadas. A pesquisa possibilitou concluir que as dimensões econômica, principalmente, e social, secundariamente, se sobrepõem, à dimensão ambiental. As ações em prol da cadeia são ainda restritas e de pouca efetividade, fato recorrente nas narrativas dos informantes e evidente quando analisados os preceitos do construto Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcos Adller de Almeida Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graudação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o administrador e pesquisador, Marcos Adller, desde o início de sua vida acadêmica tem se inserido em atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao campo da Gestão Social. As áreas que permeiam suas principais atividades enquanto extensionista e pesquisador, as quais são também os campos de seu maior interesse, são os estudos sobre a Economia Solidária e a Educação Popular, aplicados tanto ao desenvolvimento rural quanto à realidade urbana. Em 2006 passou a compor a equipe da UNITRABALHO em Natal.

Washington José de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999). Realizou Estágio de Doutorando no Institute of Education, University of London, entre 1997 e 1998, com bolsa da CAPES e do Conselho Britânico. Realizou Pós-Doutorado, no campo da Gestão Social, na Birmingham Business School, University of Birmingham, entre 2004 e 2005, em colaboração com o Professor John Child, com apoio da CAPES. É Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Solidária; Trabalho Voluntário; Qualidade de Vida no Trabalho; Responsabilidade Social Corporativa e Monitoramento de Projetos Sociais. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq e Coordenador do Núcleo-UFRN da Rede Interuniversitária de Pesquisas e Estudos Sobre o Trabalho (UNITRABALHO) e da incubadora Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (OASIS). Integra o Conselho Estadual de Economia Popular Solidária (Rio Grande do Norte) como representante do segmento Instituições de Ensino Superior (IES).

Juarez Azevedo de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte PPGA/UFRN, área de concentração; Políticas Públicas, consultor técnico da Unitrabalho, atuando como formador na área de gestão para empreendimentos econômicos solidários em 2006, trabalhou no setor de Economia Solidária da SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) em regime comissionado desempenhando as atividades de consultor técnico e formador de grupos vinculados ao setor de Economia Solidária da Prefeitura Municipal do Natal, lecionou a disciplina planejamento estratégico para micro-empresas no CENEP-Centro de Educação Profissional Jessé Pinto Freire. Atualmente é pesquisador convidado dos seguintes projetos: Diagnóstico Sócio-Econômico e Incubação de Empreendimentos Solidários: Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Cajucultura no Rio Grande do Norte, no mapeamento da Economia Solidária no Estado do Rio Grande do Norte e gestor da célula de acompanhamento do projeto gestão de territórios da cidadania. Tem experência na área de políticas públicas, desenvolvimento sustentável, economia solidária e gestão social.

Published

2012-08-13

How to Cite

de Almeida Nascimento, M. A., de Souza, W. J., & de Paiva, J. A. (2012). CONQUISTA E DESAFIOS NA CADEIA PRODUTIVA DA CAJUCULTURA NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE À LUZ DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(1), 38–52. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i1.376

Issue

Section

Artigos