A “RESPONSABILIDADE SOCIAL” DOS BANCOS NO BRASIL

Authors

  • Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade CEPEAD / UFMG - Estudante de Doutorado
  • Marlusa Gosling CEPEAD / UFMG - Professora Adjunta
  • Gusttavo Cesar Oliveira Lima FUNCESI - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - Professor Assi

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.370

Abstract

Apesar de não haver uma definição sobre o tema Responsabilidade Social Corporativa (RSC), os conceitos acadêmicos, geralmente, apontam que o termo se refere a uma relação ética das organizações com seus stakeholders e do respeito das mesmas ao meio ambiente. Vários estudos, contudo, vêm demonstrando que a RSC acontece especialmente no campo do discurso empresarial e pouco em ações efetivas. Muitos autores já compartilham da idéia de que as organizações utilizam a responsabilidade social como mecanismo de reforço de imagem organizacional, e não como princípio ético. Este artigo, neste sentido, pretendeu confrontar, de forma exploratória, o discurso oficial de dois grandes bancos brasileiros, Banco do Brasil e Itaú, que fazem uso intensivo do discurso socialmente responsável, com suas práticas. Para tanto, foram comparados textos e imagens dos sites das duas empresas – analisados com base em métodos de análise de conteúdo -, a alguns dados públicos sobre a relação dos Bancos com seus clientes e empregados, como índices de doenças ocupacionais, de processos trabalhistas e de ações no Procon. Os resultados sugerem que os bancos mantêm com seus clientes e empregados uma relação unilateral e de exploração, e não de eqüidade e responsabilidade social, como sugerem seus sites.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade, CEPEAD / UFMG - Estudante de Doutorado

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialista em Marketing pela UFMG (2004), Mestre em Administração e Marketing (2009) e Doutorando em Administração e Marketing, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD). Tem experiência profissional, docente e de pesquisas nas áreas de Marketing e Comunicação Social, com ênfase em responsabilidade socioambiental.

Published

2012-03-22

How to Cite

Aureliano Monteiro de Andrade, M., Gosling, M., & Cesar Oliveira Lima, G. (2012). A “RESPONSABILIDADE SOCIAL” DOS BANCOS NO BRASIL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(3), 168–182. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.370

Issue

Section

Artigos