TI VERDE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM DATA CENTERS
PDF

Como Citar

Schulz, M. A., & Silva, T. N. (2012). TI VERDE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM DATA CENTERS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 6(2), 121–133. https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.356

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação são elementos marcantes e característicos do século XX e XXI. Os benefícios trazidos por estas tecnologias são enormes, porem não é possível ignorar seus impactos durante seu ciclo de vida. O objetivo deste trabalho é discutir o impacto gerado pelo uso dos Data Centers no consumo de energia elétrica, sua crescente representatividade e como novas tecnologias e as melhores práticas podem ajudar neste cenário, aliando a redução do impacto ambiental com a diminuição de custos. A questão dos impactos dos Data Centers tomou maiores dimensões quando a Agência de Proteção Ambiental Americana apresentou em 2007, um relatório que mostrou que 1,5% de toda a energia gasta nos EUA é utilizada em Data Centers e a tendência na época era somente aumentar. Em empresas baseadas no uso extensivo da informação, os Data Centers representam a maior parte do consumo elétrico, sendo responsáveis pela maior parte emissão de gases de efeito estufa relacionados ao processo de geração de energia. O TI Verde surge como uma nova modalidade de conhecimentos que será discutida como uma aplicação prática que deve ser considerada na construção de novos empreendimentos, os Data Centers da próxima geração, e a evolução dos existentes. As práticas de TI Verde não pretendem pregar uma diminuição na intensidade do uso da informação, porém é mostrado como as novas tecnologias podem vir a ajudar a diminuir seu impacto ambiental sem prejuízo a dois dos mais importantes indicadores de TIC: performance e disponibilidade.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v6i2.356
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...