ANÁLISE DOS GASTOS AMBIENTAIS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: CARACTERÍSTICAS E PROPOSTAS ALTERNATIVAS

Authors

  • Juarez Paulo Tridapalli UEL/Docente
  • Benilson Borinelli BB Borinelli UEL/Docente
  • Maria Fátima Sales de Souza Campos UEL/Docente
  • Cristiane de Castro UEL/Docente

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.340

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento das principais formas de análise de gastos ambientais no setor público e, complementarmente, propor algumas formas alternativas de estudo desses gastos. A investigação tem caráter exploratório, bibliográfico e documental. Os resultados mostram que pesquisas sobre gastos ambientais no Brasil iniciaram após o final dos anos 1990, destacando-se o nível de análise federal e as despesas totais, por função e por subfunções da gestão ambiental, e o uso dos indicadores valor absoluto e relativo por função, proporção entre despesa orçada e despesa liquidada. Já em nível internacional é mais frequente o uso de indicadores econômicos para analisar os gastos ambientais, com destaque para a participação dos gastos ambientais do setor público, no PIB, no total dos gastos públicos e per capita. É possível e necessário avançar consideravelmente na análise quantitativa e qualitativa dos gastos ambientais, desenvolvendo-se estudos comparativos e históricos que procurem investigar se e como variáveis econômicas, sociais, políticas e territoriais influenciam o comportamento dos gastos ambientais do país, de estados e de municípios. As análises da dinâmica dos gastos ambientais devem também considerar a especificidade e a dimensão política da política ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juarez Paulo Tridapalli, UEL/Docente

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase na gestão da cadeia de suprimento do setor público pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Auditor Fiscal de Tributos Estaduais - Secretaria da Fazenda do Amazonas. Professor Colaborador da Universidade Estadual de Londrina

Benilson Borinelli BB Borinelli, UEL/Docente

Mestre em Política e Planejamento Governamental pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Fátima Sales de Souza Campos, UEL/Docente

- Mestre em Economia Rural (ESALQ/USP) e Doutora em Economia pela UFPE - área de concentração: economia internacional. Docente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina.

Cristiane de Castro, UEL/Docente

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Recém-formada do Projeto PROSOL da Universidade Estadual de Londrina financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras.

Published

2012-02-27

How to Cite

Tridapalli, J. P., Borinelli, B. B. B., Campos, M. F. S. de S., & de Castro, C. (2012). ANÁLISE DOS GASTOS AMBIENTAIS NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: CARACTERÍSTICAS E PROPOSTAS ALTERNATIVAS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(2), 79–95. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.340

Issue

Section

Artigos