ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NA INTERNET: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DOS WEBSITES CORPORATIVOS NO BRASIL

Authors

  • Andressa Silverio Terra França UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA
  • Jose Ricardo Favoretto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Sérgio Soares Braga UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.336

Abstract

O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de estudo voltada para mensuração do grau de utilização da Internet pelas empresas brasileiras, visando avaliar como (e quanto) estas organizações se utilizam da web para divulgar suas ações de responsabilidade social e interagir com seus públicos de interesse. Foram selecionados para análise os websites das empresas consideradas “modelo” em responsabilidade social corporativa no Brasil, segundo o ranking do Guia Exame de Sustentabilidade, edição de 2009. Esse objetivo geral desdobra-se em dois objetivos específicos que são: a) apresentar uma proposta de mensuração e avaliação dos conteúdos dos websites corporativos, visando avaliar como estas organizações se utilizam da web para divulgar suas estratégias de RSC e interagir com os stakeholders; b) elaborar e aplicar instrumentos teórico-metodológicos para a análise de tais dados, especialmente para a avaliação da eficácia da internet como instrumento de comunicação e diálogo entre as empresas e seus diferentes públicos. Procura-se cumprir estes objetivos por meio da construção de indicadores que avaliem a presença das seguintes dimensões nos websites das empresas mencionadas: 1) Navegabilidade/ Acessibilidade; (2) Informações institucionais básicas e Processos da RSC; (3) Transparência e Accountability; (4) Recursos avançados de Mídia e Comunicação; e (5) Políticas, Programas e Impactos da RSC. Os resultados da pesquisa sugerem que, a despeito do crescente engajamento das empresas brasileiras em atividades de responsabilidade social, a comunicação específica de tais elementos na internet tem se mostrado bastante deficitária, o que revela um baixo interesse destas organizações em estabelecer uma estratégia de diálogo permanente com seus públicos de interesse.

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Author Biographies

Andressa Silverio Terra França, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, possui Mestrado em Sociologia pela mesma Universidade (2006). Atualmente desenvolve pesquisa na área de responsabilidade social das empresas, com foco em comunicação da responsabilidade social corporativa na internet. Link para currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=E9251759

Jose Ricardo Favoretto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal do Paraná, e professor da Faculdade Santa Bárbara de Tatuí e Associação de Ensino de Itapetininga. Link para currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4238776P5

Sérgio Soares Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Tem Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Seminário Temático “Ciberativismo, ciberpolítica e cibersultura”da Anpocs. Link para currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728067E6

Published

2012-03-22

How to Cite

Terra França, A. S., Favoretto, J. R., & Braga, S. S. (2012). ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS NA INTERNET: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DOS WEBSITES CORPORATIVOS NO BRASIL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(3), 150–167. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.336

Issue

Section

Artigos