CETICISMO E PRAGMATISMO, AMBIGUIDADES E CONTRADIÇÕES: O OLHAR DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Authors

  • Cintia Rodrigues O Medeiros
  • Jacquelaine Florindo Borges

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i3.327

Abstract

Recentes escândalos corporativos geraram uma crise de confiança em relação ao comportamento das companhias, à integridade profissional dos seus principais executivos e ao conteúdo de currículos e programas das escolas de gestão. Este artigo analisa a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na perspectiva do estudante de Administração de duas instituições de ensino, uma pública e outra particular. É um estudo de natureza quantitativa que utiliza o método survey para identificar como os estudantes compreendem a RSC e como esta influencia o seu comportamento. Os resultados da pesquisa mostram que os estudantes reconhecem a importância de ações de RSC e as diferentes dimensões desta: social, ambiental e econômica. Todavia, eles atribuem ao governo a responsabilidade pela busca pelo bem-estar social, relegando o papel das organizações e da sociedade civil nesse processo. Ainda, os resultados mostram que a qualidade dos produtos e serviços e o preço competitivo são critérios mais importantes na decisão de compra desses estudantes do que a conduta ética e as práticas de responsabilidade social e ambiental das companhias. Eles são céticos quanto aos motivos que levam as companhias a adotarem práticas de RSC: a imagem e a reputação. As conclusões indicam ambiguidades e contradições no comportamento dos estudantes e futuros gestores em relação à RSC, e alertam a academia para a necessidade de reforçar o tema em seus currículos.

Palavras-chave:Escândalos corporativos. Conduta do Administrador. Responsabilidade Corporativa. Escolas de Administração.

ABSTRACT

Recent corporate scandals have generated a trust crisis in relation to companies’ behavior, to professional integrity of their main executives, as well as to curricular content and course of management schools. This article analyzes the Corporate Social Responsibility (CSR) from the students’ perspective in two schools, one public and the other one private. It is a study of a quantitative method that uses the survey to identify how students understand the CRS and how this influences their behavior. The survey results show that students recognize the importance of CRS actions and their different dimensions: social, environmental and economic. However, they assign to the government the responsibility for the pursuit of social welfare, relegating the role of organizations and civil society in this process. The results also show that the quality of products and services and competitive price are more important criteria in purchasing decisions for these students than the ethical behavior and practices of social and environmental responsibility of the company. They are skeptical about the reasons that lead companies to adopt practices of CRS: the image and reputation. The conclusions indicate ambiguities and contradictions in students’ behavior and future managers in relation to CSR, and alert the Academy to the need to insert the subject into its curriculum.

Keywords:Corporate scandals. Administrator’s conduct. Corporate responsibility. Business schools.

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Published

2010-11-18

How to Cite

Medeiros, C. R. O., & Borges, J. F. (2010). CETICISMO E PRAGMATISMO, AMBIGUIDADES E CONTRADIÇÕES: O OLHAR DO ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 4(3), 32–52. https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i3.327

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Artigos