ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM GRUPOS MULTINACIONAIS: O ESTUDO DE DOIS CASOS FRANCESES NO SETOR DE VAREJO

Authors

  • Luciano Barin Cruz Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Professor Adjunto
  • Eugenio Avila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Professor Adjunto
  • Alain Charles Martinet Université Jean Moulin Lyon III - Professeur des Universités

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v1i3.32

Abstract

   A discussão sobre desenvolvimento sustentável ganha corpo e sua incorporação nas estratégias de grandes Grupos Multinacionais tem se mostrado uma tendência e mesmo uma necessidade em muito países. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as estratégias de desenvolvimento sustentável de dois Grupos Multinacionais (de origem européia) do setor de varejo, comparando-os e apresentando uma matriz de análise para a relação entre a Matriz (França) e a Filial brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em 2 etapas. A primeira etapa caracterizou-se pela pesquisa bibliográfica, tendo sido conduzida durante todo o período de pesquisa (lógica abdutiva, com constantes idas e vindas entre campo empírico e teoria). Dois grandes eixos teóricos foram retidos: Estratégia Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. A segunda etapa caracterizou-se pelos estudos de caso. Como principal contribuição, ressalta-se a construção de uma matriz para a analise dos 2 casos, a partir de 3 elementos que emergiram das estratégias dos mesmos (Governança Empresarial, Ética Empresarial e Aprendizagem Organizacional) e em três diferentes níveis (mercado local, mercado global e mercado interno). Esta matriz pode servir de ponto de partida e de reflexão para gestores e acadêmicos interessados no processo de formação de estratégias de desenvolvimento sustentável de Grupos Multinacionais.

Resumen

   La discusión sobre desarrollo sustentable adquiere cuerpo y su inclusión en las estrategias de grandes Grupos Multinacionales se ha mostrado como una tendencia y hasta como una necesidad en muchos países. En este sentido, el presente artículo tuvo como objeto analizar las estrategias de desarrollo sustentable de dos Grupos Multinacionales (de origen europeo) del sector minorista, comparándolos y presentando una matriz de análisis para la relación entre la Casa Central (Francia) y la Filial brasileña. Para ello, se realizó una investigación en dos etapas. La primera etapa se caracterizó por la investigación bibliográfica, llevada a cabo durante todo el período de investigación (lógica abductiva, con constantes idas y vueltas entre el campo empírico y la teoría) Se consideraron dos grandes ejes teóricos: Estrategia Empresarial y Desarrollo Sustentable. La segunda etapa se caracterizó por los estudios de caso. Como principal contribución, se destaca la construcción de una matriz para el análisis de los dos casos, a partir de tres elementos que surgieron de sus estrategias (Gobernabilidad Empresarial, Ética Empresarial y Aprendizaje Organizacional) y en tres diferentes niveles (mercado local, mercado global y mercado interno). Esta matriz puede servir como punto de partida y de reflexión para gestores y académicos interesados en el proceso de la formación de estrategias de desarrollo sustentable de Grupos Multinacionales.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciano Barin Cruz, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Professor Adjunto

Professor Adjunto na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Brasil. Detentor de um Doctorat ès Sciences de Gestion pela Université Jean Moulin Lyon III (France) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), ele se interessa pelas temáticas das Estratégias de Desenvolvimento Sustentável em empresas de tamanhos diferentes. Ele também se interessa pelo estudo dos grandes desafios epistemológicos e metodológicos na área de Administração e Estratégia.

Eugenio Avila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Professor Adjunto

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele se interessa pelas temáticas: Estratégias Interorganizacionais, Desenvolvimento Sustentável, Agronegócio e Multidicisciplinaridade.

Alain Charles Martinet, Université Jean Moulin Lyon III - Professeur des Universités

Professeur des Universités na Université Jean Moulin Lyon III (Lyon-France). Ele se interessa pelas temáticas: Estratégias Organizacionais, Desenvolvimento Sustentável, Estratégia e Epistemologia.

Published

2008-03-04

How to Cite

Barin Cruz, L., Avila Pedrozo, E., & Charles Martinet, A. (2008). ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM GRUPOS MULTINACIONAIS: O ESTUDO DE DOIS CASOS FRANCESES NO SETOR DE VAREJO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 1(3), 58–78. https://doi.org/10.24857/rgsa.v1i3.32

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)