PROCESSO DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A CONCESSÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE CAPIVARI: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DOS JOGOS

Authors

  • Valdir Antonio Vitorino Filho UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado em Administração
  • Mário Sacomano Neto UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Professor doutor.
  • Eliciane Maria da Silva UNIMEP - Univerisade Metodista de Piracicaba. Professora doutora.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.296

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores e a decisão do poder Executivo quanto à concessão dos recursos hídricos no município de Capivari, a partir da Teoria dos Jogos. Tendo como hipóteses: o Equilíbrio de Nash ocorre com o aceite e cooperação da população para a decisão final da prefeitura; um cenário de concessão dos recursos hídricos no município de Capivari trará desconforto da população consumidora da água; e para a prefeitura é indiferente a opinião dos consumidores para tomada de decisão com relação à concessão ou não dos recursos hídricos. A pesquisa é classificada como: exploratória e descritiva e foi realizada em uma etapa qualitativa e outra quantitativa. Na primeira etapa foram realizadas entrevistas em profundidade com os Poderes Legislativo e Executivo do município de Capivari, e posteriormente aplicação de questionários com 200 consumidores, com análise estatística básica de freqüência, média e desvio padrão. Finalmente, obteve-se que os consumidores são contra a concessão do SAAE, mas também discordam dos serviços oferecidos pela autarquia atualmente, e o Poder Público não leva em consideração a opinião dos consumidores quanto à concessão.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Valdir Antonio Vitorino Filho, UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado em Administração

Bacharel em Administração pela FACECAP - Faculdade Cenecista de Capivari. Mestrado em Administração pela UNIMEP -Universidade Metodista de Capivari.

Mário Sacomano Neto, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Professor doutor.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi visiting scholar durante o doutorado na Universidade de Chicago/EUA. Possui pós-doutorado em Gestão da Cadeia de Suprimentos junto ao Instituto Fábrica do Milênio (IFM-MCT-CNPQ).

Eliciane Maria da Silva, UNIMEP - Univerisade Metodista de Piracicaba. Professora doutora.

Possui graduação em Administração de Empresas, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção (EESC/USP, 2003 e 2008, respectivamente). Tem experiência docente desde 1999. Desenvolveu pesquisa de doutorado no setor moveleiro no Brasil com auxílio à pesquisa pela FAPESP. Atualmente é professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (UNIMEP).

Published

2012-02-27

How to Cite

Vitorino Filho, V. A., Neto, M. S., & da Silva, E. M. (2012). PROCESSO DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES QUANTO A CONCESSÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE CAPIVARI: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DOS JOGOS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(2), 187–210. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.296

Issue

Section

Artigos