A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO QUALITATIVO

Authors

  • Renata Céli Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio - Doutoranda
  • Marie Agnes Chauvel Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, Departamento de Ciências A

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.292

Abstract

O presente estudo teve o objetivo de investigar os efeitos da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) sobre o comportamento do consumidor. Como muitos estudos realizados sobre esse tema no Brasil adotaram uma abordagem quantitativa e dado que seus resultados apresentam diferenças e suscitam questões ainda não esclarecidas, optou-se por um estudo qualitativo. Foram feitas entrevistas em profundidade com dez consumidores que eram profissionais da engenharia, todos empregados e responsáveis pelo próprio sustento. Os resultados apontaram que os entrevistados consideram o tema importante, porém, têm visões heterogêneas do que seja RSC. Eles não se lembraram de já ter beneficiado uma empresa socialmente responsável, comprando seus produtos, e alegaram que os motivos foram: falta de informação, pressa, falta de um selo que garantisse a RSC e o fato de os atributos preço e qualidade serem mais relevantes para suas decisões de compra. Por outro lado, alguns entrevistados disseram já ter “punido” empresas irresponsáveis, deixando de comprar seus produtos. Os consumidores entrevistados foram unânimes quanto à necessidade de informação mais facilmente acessível para o comprador (como os selos em produtos), já que eles destacaram que não querem correr atrás da informação, ela precisa estar disponível. Além disso, eles se mostraram céticos em relação às práticas de RSC. Esses resultados sugerem que uma maior transparência por meio da divulgação das informações ou até a existência de um selo padrão que garanta que o produto é de origem socialmente responsável poderiam reduzir o ceticismo e incentivar empresas e consumidores a aderir à RSC.

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Author Biographies

Renata Céli Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio - Doutoranda

Possui graduação em Administração no Ibmec-Rio. Mestre em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/ PUC-Rio. Atualmente é doutoranda do programa de Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – IAG/ PUC-Rio. Possui interesse na área de Marketing, com ênfase em Comportamento do Consumidor.

Marie Agnes Chauvel, Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, Departamento de Ciências A

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ, onde atua no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC. É autora de vários artigos publicados em periódicos científicos de administração e de um livro (Consumidores Insatisfeitos: uma Oportunidade para as Empresas, Rio de Janeiro: Mauad, 2000) e co-organizadora de uma coletânea (CHAUVEL, Marie Agnes; COHEN, M. Ética, Sustentabilidade e Sociedade: Desafios da Nossa Era. Rio de Janeiro: Mauad, 2009). Seus interesses de pesquisa são: Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Consumo e Sociedade, Comportamento do Consumidor.

Published

2012-02-27

How to Cite

Moreira da Silva, R. C., & Agnes Chauvel, M. (2012). A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO QUALITATIVO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 5(2), 172–186. https://doi.org/10.24857/rgsa.v5i2.292

Issue

Section

Artigos