BUSINESS ETHICS IN A LEASING PRODUCT OF A FINANCIAL INSTITUTION: A CASE STUDY IN AN AFRICAN COUNTRY
PDF

Como Citar

Patrus Pena, R., Marques, C., & Bettencourt, P. (2010). BUSINESS ETHICS IN A LEASING PRODUCT OF A FINANCIAL INSTITUTION: A CASE STUDY IN AN AFRICAN COUNTRY. Revista De Gestão Social E Ambiental, 4(2), 156–168. https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i2.275

Resumo

É possível que um banco comercial ofereça um produto que seja simultaneamente ético, economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto? Esta é a pergunta que guiou a elaboração deste artigo. O seu objeto de estudo é um produto que resulta de uma parceria entre o Millennium Bim, um banco comercial de Moçambique, e a Associação dos Taxistas de Maputo. Trata-se da oferta de um produto de leasing com o propósito de comparar carros mais novos em condições especiais para os taxistas, em uma cidade cuja frota de taxis é velha, sem manutenção e não confiável. O referencial teórico descreve o modelo de Business Ethics de Lozano (1999), a partir da organização proposta por Patrus-Pena (2004), que propõe integrar considerações éticas às operações fundamentais do negócio e à estratégia do negócio. Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados revelou a viabilidade prática da integração entre as vantagens econômicas para a empresa e o desenvolvimento social da comunidade, como recomendam Porter and Kramer (2006) e Burke and Logsdon (1996)

Palavras-chave: Ética Empresarial, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Empresarial, África.

Abstract

Is it possible that a commercial bank offers a product that is simultaneously ethical, economically viable, socially fair and environmentally correct? This is the question that guided the elaboration of this paper. The object of this study is a product that results from a partnership between Millenium bim, a Mozambican commercial bank, and the Maputo Taxi Drivers Association. It made possible the offer of a leasing product in order to buy more recent vehicles with special conditions to the taxi drivers, in a city where the fleet of taxis is old, uncared and not reliable. The theoretical referential describes Lozano’s Business Ethics model (1999), through the organisation proposed by Patrus-Pena (2004). It suggests to integrating ethical considerations more effectively into core business operations and strategy. It is a case study whose data was collected through semi structured interviews. The data analysis revealed the practical realization from the integration viability between a company’s economic advantages and the community’s social development, as suggested by Porter and Kramer (2006) and Burke and Logsdon (1996).

Keywords: Business Ethics, Sustainability, Corporate Social Responsibility, Africa.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i2.275
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...