Gestão Socioambiental em Pequenas e Médias Empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v15i2.2731

Palavras-chave:

Gestão socioambiental, pequenas e médias empresas, empreendedorismo, stakeholders

Resumo

As pequenas e médias empresas – PMEs são desafiadas a buscar soluções que promovam o crescimento econômico sem perder de vista a sociedade e o meio ambiente. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivos identificar como ocorre a gestão socioambiental em pequenas e médias empresas, realizando associações entre o perfil dos entrevistados e suas práticas. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa de caráter descritivo e exploratório, baseada no resultado obtido em pesquisa de campo promovida junto a gestores de empresas enquadradas como PMEs. Ao total, foram 161 questionários respondidos no período entre outubro de 2019 e março de 2020. As análises mostraram que as PMEs realizam a implementação de programas de capacitação profissional, programas de bonificação e o fornecimento de auxílio refeição aos colaboradores, assim como realizam ações para a economia de energia elétrica e de água, o estímulo ao uso de caneca e a coleta seletiva de lixo. Foram observadas a influência do cargo exercido e do tempo de atuação sobre as ações socioambientais. Conclui-se que a gestão socioambiental pode ser utilizada como instrumento de aperfeiçoamento para PMEs e que, no campo da ciência, é relevante e inovador desenvolver e divulgar pesquisas para as organizações, empreendedores, gerentes e colaboradores, para que a temática socioambiental possa cada vez mais fazer parte do dia a dia dos cidadãos e assim possam transcender os muros das organizações, chegando também às comunidades, clientes, fornecedores e demais stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Augusto Viana Pereira, Universidade da Amazônia

Mestre em Administração de Empresas.

Marcia Athayde Moreira, Universidade da Amazônia Universidade Federal do Pará

Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade da Amazônia e da Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA. 

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade da Amazônia

Doutora em Ciências Agrárias.

Bruna Vaz da Costa de Moura, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Ciência Contábeis.

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Viana Pereira, M. A., Moreira, M. A., Martins, C. M., & da Costa de Moura, B. V. (2021). Gestão Socioambiental em Pequenas e Médias Empresas. Revista De Gestão Social E Ambiental, 15, e02731. https://doi.org/10.24857/rgsa.v15i2.2731

Edição

Seção

Artigos