DA COLETA SELETIVA À RECICLAGEM - O USO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO
PDF

Como Citar

Paula, S. L. de, Oliveira, A. M. P. de, & Oliveira, M. A. P. de. (2010). DA COLETA SELETIVA À RECICLAGEM - O USO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 4(2), 40–55. https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i2.268

Resumo

Nos grandes centros urbanos, percebe-se como latente o problema de destinação e tratamento do lixo de maneira eficiente. Dentre as inúmeras alternativas adotadas de resolução destes problemas, destacam-se as parcerias com o empresariado local para a adoção de processos de coleta seletiva e as parcerias com cooperativas de reciclagem, no intuito de promover a destinação e o reaproveitamento de parte deste lixo, ou seja, do material que antes iria para descarte nos aterros e lixões. Este estudo de caso apresenta a experiência de implantação de um programa de gestão de resíduos, especificamente, de um programa coleta seletiva, dando maior ênfase às etapas de uso da comunicação corporativa para a sensibilização e conscientização do público interno. O tipo de pesquisa utilizado foi a qualitativa, tanto para a coleta quanto para a análise dos dados. Dentre os aspectos observados, ressaltou-se a predominância do uso de textos (e-mail/intranet) e imagens (fotografias e cartazes) durante o processo de sensibilização/conscientização. O estudo permitiu um melhor entendimento da forma como uma organização pode implantar um programa de coleta seletiva, bem como utilizar a comunicação corporativa para difundir, junto ao público interno, os objetivos de um programa.

Palavras-chave: Responsabilidade social, gestão ambiental, comunicação empresarial.

Abstract

In large urban centers, the problem of efficient disposal and treatment of waste is perceived as latent. Among the many alternatives adopted to address those problems, there are partnerships with local businesses to adopt procedures for waste collection and partnerships with recycling cooperatives, in order to promote the disposal and reuse of this waste, i.e. of the material that would prior go disposal in landfills and dumps. This case study presents the experience of introducing a program for waste management, specifically a selective collection program, placing greater emphasis on the steps to use corporate communication to raise the internal public awareness and sensitization. The type of research design was qualitative, for both data collection and analysis. Among the aspects observed, it was emphasized the predominance of the use of texts (e-mail/intranet) and images (photographs and posters) during the process of sensitization/awareness. The study led to a better understanding of how an organization can implement a program of selective collection and use corporate communication to spread among the internal public the objectives of the program.

Keywords: Social responsability, environmental management, organizational communication.
https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i2.268
PDF
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...