GOVERNANÇA HÍDRICA E CONFLITOS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA BAIA DE IGUAPE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2398

Keywords:

Gestão de conflitos, Interesse bem compreendido, Pesca, Recursos hídricos, Reserva extrativistaricos

Abstract

A Reserva Extrativista Marinha Baia de Iguape fica no Nordeste do Brasil, na zona estuarina do Rio Paraguaçu. A gestão da Reserva envolve um conflito relacionado ao uso dos recursos hídricos a montante, com queda da vazão de água e diminuição dos estoques de recursos pesqueiros. Este trabalho tem como objetivo discutir os conflitos de uso, as visões dos atores e as causas do conflito.  O trabalho foi realizado com base em documentos e em observação direta. Constata-se que o conflito surge de restrições de engenharia da barragem, que não permitem o controle ideal da vazão, que, para serem resolvidos, demandariam investimentos. A governança atual não tem sido capaz de produzir uma solução de consenso quanto ao modo de operar a barragem que atenda tanto à necessidade dos usuários a montante quanto aos de jusante. Não se nota, na postura dos atores, a presença do interesse bem compreendido, uma vez que não apresentam uma visão de compatibilidade entre os interesses individuais de curto prazo e os interesses coletivos de longo prazo. Entre as causas do problema, parece estar a legislação de recursos hídricos, que considera a área estuarina como elemento externo à bacia hidrográfica, fragmentando o sistema de governança e dificulta atingir uma solução de consenso.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandre de Oliveira e Aguiar, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Escola Politécnica (1990), especialização em gestão ambiental (1998) mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004). Professor no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Administração pela UFLA (2011), Mestre em Administração pela UFBA (2004) e graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (2003). Realizou Estágio Pós-doutoral em Administração pela EBAPE/FGV (2013) e HEC Montreal (2018). Atualmente é professor e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e professor do Curso de Administração da UFT. 

Published

2020-09-28

How to Cite

Aguiar, A. de O. e, & Cançado, A. C. (2020). GOVERNANÇA HÍDRICA E CONFLITOS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA BAIA DE IGUAPE. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(3), 22–38. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2398

Most read articles by the same author(s)