TRIPLE BOTTOM LINE E VANTAGEM COMPETITIVA NAS POUSADAS DE CHARME EM FERNANDO DE NORONHA
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Palavras-chave

Ilha de Fernando de Noronha
Triple bottom line
Vantagem competitiva

Como Citar

Ferreira, T. B., Severo, E. A., Guimarães, J. C. F. de, & Nodari, C. H. (2020). TRIPLE BOTTOM LINE E VANTAGEM COMPETITIVA NAS POUSADAS DE CHARME EM FERNANDO DE NORONHA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(3), 3–21. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2347

Resumo

Informações sobre questões ambientais e sociais associadas à empresa passaram a ser critérios de escolha dos consumidores.  Neste contexto, o Triple Bottom Line (TBL) ganhou força, uma vez que trouxe à tona o tripé da responsabilidade ambiental, social e econômica. Este estudo tem como objetivo analisar a influência do TBL na geração de vantagem competitiva nas pousadas da Ilha de Fernando de Noronha. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma survey aplicada numa amostra de 144 pessoas que visitaram a Ilha. Para a análise de dados, foram utilizados os testes de normalidade e confiabilidade, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. A partir das três regressões lineares múltiplas entre o TBL nos Pilares Ambiental, Social e Econômico, e a vantagem competitiva pode se afirmar que o Pilar Econômico (R2=53,7%) é o que mais contribui para a geração de vantagem competitiva, seguido, respectivamente, pelos Pilares social (R2=27,1%) e ambiental (R2=23,6%). Esse estudo ressalta a importância de as empresas terem uma postura a favor do desenvolvimento sustentável, fazendo com que a sociedade possa ser fiscalizadora e defensora das questões ambientais e sociais, aumentando seu critério na hora da escolha das empresas cujos bens e serviços serão contratados.

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2347
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