TRIPLE BOTTOM LINE E VANTAGEM COMPETITIVA NAS POUSADAS DE CHARME EM FERNANDO DE NORONHA

Autores

  • Thaís Barbosa Ferreira Universidade Potiguar (UNP).
  • Eliana Andréa Severo Centro Universitário UniFBV/Wyden. http://orcid.org/0000-0002-5970-4032
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). https://orcid.org/0000-0003-3718-6075
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar (UNP). Universidade Feevale. Professora do PPGA em Administração da UNP. Professora da Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2347

Palavras-chave:

Ilha de Fernando de Noronha, Triple bottom line, Vantagem competitiva

Resumo

Informações sobre questões ambientais e sociais associadas à empresa passaram a ser critérios de escolha dos consumidores.  Neste contexto, o Triple Bottom Line (TBL) ganhou força, uma vez que trouxe à tona o tripé da responsabilidade ambiental, social e econômica. Este estudo tem como objetivo analisar a influência do TBL na geração de vantagem competitiva nas pousadas da Ilha de Fernando de Noronha. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma survey aplicada numa amostra de 144 pessoas que visitaram a Ilha. Para a análise de dados, foram utilizados os testes de normalidade e confiabilidade, análise fatorial confirmatória e regressão linear múltipla. A partir das três regressões lineares múltiplas entre o TBL nos Pilares Ambiental, Social e Econômico, e a vantagem competitiva pode se afirmar que o Pilar Econômico (R2=53,7%) é o que mais contribui para a geração de vantagem competitiva, seguido, respectivamente, pelos Pilares social (R2=27,1%) e ambiental (R2=23,6%). Esse estudo ressalta a importância de as empresas terem uma postura a favor do desenvolvimento sustentável, fazendo com que a sociedade possa ser fiscalizadora e defensora das questões ambientais e sociais, aumentando seu critério na hora da escolha das empresas cujos bens e serviços serão contratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Barbosa Ferreira, Universidade Potiguar (UNP).

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI/RN). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Administração pela UNP.

Eliana Andréa Severo, Centro Universitário UniFBV/Wyden.

Pós-Doutora em Administrção pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e pela  UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora do Mestrado Profissional do Centro Universitário UniFBV/Wyden.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Pós-Doutor pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Administração pela UCS. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar (UNP). Universidade Feevale. Professora do PPGA em Administração da UNP. Professora da Universidade Feevale.

Pós-Doutora pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista (IPA-RS).Professora do PPGA em Administração da UNP e da Universidade Feevale. Editora da Revista RGD.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

Ferreira, T. B., Severo, E. A., Guimarães, J. C. F. de, & Nodari, C. H. (2020). TRIPLE BOTTOM LINE E VANTAGEM COMPETITIVA NAS POUSADAS DE CHARME EM FERNANDO DE NORONHA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(3), 3–21. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i3.2347

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)