COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM MODELO BASEADO EM INFLUENCIADORES DIRETOS E INDIRETOS

Authors

  • Nicoline Pinheiro Fernandes Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG. http://orcid.org/0000-0003-1713-8244
  • Guilherme Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG. https://orcid.org/0000-0003-3250-2796
  • Aléxia Fernandes Rocha Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul (FUNDASUL), Departamento de Administração Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG. https://orcid.org/0000-0001-6193-3785
  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG. https://orcid.org/0000-0002-7490-9722

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i2.2302

Keywords:

Produtos orgânicos, Alimentos Orgânicos, Comportamento do Consumidor, Modelagem de equações estruturais, Redes Sociais.

Abstract

O crescimento da agricultura orgânica, seguido pelo aumento de consumidores interessados em tais produtos e do número de estabelecimentos que os comercializam atualmente, instigaram este estudo a analisar diferentes determinantes do comportamento do consumidor de alimentos orgânicos, pela proposição de um modelo estrutural que explique e preveja fatores que influenciam, direta e indiretamente, o consumo efetivo destes produtos. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey em diferentes grupos e comunidades de produtos orgânicos presentes na rede social Facebook. Os dados foram analisados por meio da técnica de modelagem de equações estruturais, baseada nos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados apontaram que a qualidade do produto, consciência ecológica do consumidor e conhecimento sobre produtos orgânicos, a disponibilidade do produto e o tempo que os consumidores consomem orgânicos influenciam positivamente o consumo desses alimentos, tanto em termos de variedade de produtos como de valores gastos. Identificou-se, ainda, um efeito moderador do preço na relação entre a atitude dos consumidores frente aos alimentos orgânicos e o seu comportamento de compra, sugerindo que quanto melhor for o preço desses produtos para o consumidor, cuja atitude em relação a eles seja favorável, maior será o seu consumo.

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Author Biographies

Nicoline Pinheiro Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2018) e Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Tem interesse nas linhas de pesquisa de gestão de pessoas, gestão por competências, experiência do consumidor, experiência extraordinária, empreendedorismo e empresas juniores.

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG.

Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, bancos, tecnologia de informação, governança de TI, TI Verde e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Aléxia Fernandes Rocha, Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul (FUNDASUL), Departamento de Administração Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG.

Mestre em Administração (PPGA/FURG), na área de concentração Organizações, Mercado e Trabalho. Bacharel em Administração (UFPel). Professora no curso de Administração da FUNDASUL. Temas de interesse: marketing, comportamento do consumidor, macromarketing, sociedade de consumo, consumo e identidade, cultura do consumidor.

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS/Brasil Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF/FURG Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG.

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências associação ampla entre UFRGS, UFSM e FURG. Professora do Mestrado em Administração da FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Autora dos livros de Estatística I e II desenvolvido durante as disciplinas ministradas na modalidade a distância, onde atuou como professora e tutora a distância.

Published

2021-02-10

How to Cite

Fernandes, N. P., Lunardi, G. L., Rocha, A. F., & Samá, S. (2021). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM MODELO BASEADO EM INFLUENCIADORES DIRETOS E INDIRETOS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(2), 48–64. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i2.2302