Comunidade da Modernidade Líquida e Cocriação de Valor na Responsabilidade Social Corporativa

Authors

  • Paulo Roberto Oliveira Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI/SC
  • Hellen Taynan Cavalcanti Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anete Alberton Univali/SC

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i2.2225

Keywords:

Comunidade, Cocriação de valor, Comunicação, Responsabilidade Social Corporativa

Abstract

Este ensaio teórico tem o objetivo de desenvolver um primeiro esforço de pesquisa no sentido de apontar e demonstrar a semelhança entre os elementos da comunidade de Bauman e os diálogos virtuais de Responsabilidade Social Corporativa. Exploramos o conceito de comunidade identificando conexões com o sentido de cocriação de valor na RSC no modelo de Korschun e Du. Propomos um diálogo entre tais áreas, focando especificamente nas comunidades virtuais. Pelos conceitos expostos, discutimos que a comunidade se torna um lugar comum ao diálogo para cocriação de valor. Tal discussão promove questionamentos, reflexões e identifica um campo possível para estudos futuros. Por tratar de temas emergentes na academia, esse trabalho se destaca pela originalidade capaz de contribuir para o avanço nos estudos na administração, unindo aspectos da RSC ao sentido de comunidade, numa perspectiva sociológica. Suportamos teoricamente uma possível conexão entre a comunidade de Bauman e o sentido de comunidade nos diálogos virtuais nas comunidades de RSC, de modo que os dois elementos agem como se houvesse a presença de laços entre eles. Esse respaldo se dá pela visão de Bauman a respeito do sentido de comunidade impulsionado pela comunicação. Nesse contexto, os estudos de Granovetter nos auxiliam ao indicar que os laços em redes sociais são elementos capazes de contribuir para a coesão social.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Paulo Roberto Oliveira, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI/SC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI/SC. Membro do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão – GESeG, do CNPq, Mestre em Administração de Empresas, pela Fundação Regional de Blumenau – FURB, com ênfase em Marketing. Possui MBA em Gestão de Serviços Compartilhados, pelo SENAI/SC (2013), além de Especialização em Marketing, pela FAE Business School de Curitiba (2010), Especialização em Tecnologia da Informação, pela UFPR e em Teleinformática e Redes de Computadores pelo CEFET-PR. Experiência na área acadêmica ministrando aulas na área de informática na Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba e de Administração de Marketing, Gestão de Serviços, Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Elaboração e Avaliação de Projetos, Teoria das Organizações, Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos, para alunos de Administração e Engenharia Civil e da Produção, do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior. Além das aulas ministradas, também orienta trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Marketing, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo.

Hellen Taynan Cavalcanti, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração no CEPEAD na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração e Sociedade com ênfase em Marketing e Sociedade no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba (2017). Formação livre em Psicanálise pelo Instituto Internacional de Terapia (2013). Especialista em Administração e Marketing pelo Grupo Uninter (2012). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Membro do Grupo de Pesquisas GP CIBER na UFPB desde 2014. Perfil acadêmico com interesse em pesquisas na temática da Lógica Dominante do Serviço; construção e remodelação de identidades nos grupos; e influências culturais no consumo.

Anete Alberton, Univali/SC

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC). Foi professora do curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria (PPGTH/UNIVALI) de 2004 a 2012. Professora de cursos de extensão e especialização na área de Finanças Corporativas em diversas instituições do estado de Santa Catarina. Coordenou, na UNIVALI, a Graduação em Administração (Finanças, Serviços e Administração ? Geral) de 2000 a 2003 e a Pós- Graduação em Gestão Financeira (2005/07), Gestão para o Mercado de Energia (2007/08) e os MBAs em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Pessoas (2008-2019). Editora da Revista Turismo Visão e Ação (UNIVALI/SC) de 2007 a 2012. Editora de Casos para Ensino da TAC (Revista de Tecnologias de Administração e Contabilidade da ANPAD) de julho de 2013-2016 e editora Associada de Casos para Ensino da RAC (Revista de Administração Contemporânea) de 2017 a junho de 2018. Atuou como Líder do tema Casos para ensino da divisão EPQ/ANPAD em 2013/14 e 2018/19. Fez parte do comitê Científico da divisão EPQ/ANPAD, triênio 2015-2017. É consultora Ad-Hoc do CNPq e CAPES, na avaliação de livros, projetos e na Avaliação Quadrienal e APCN. Líder do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão (GESeG) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Estratégia e Performance (GEEP) e do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTeG). Autora de dois livros e nove capítulos de livros, quarenta e nove artigos em periódicos especializados e diversos artigos em anais de eventos nacionais e internacionais. Possui itens de produção técnica como organização de eventos e coordenação de processo de reconhecimento de cursos de Graduação em Administração. Participou de diversos eventos no Brasil e exterior. Orientou dois trabalhos de pós-doutoramento, seis teses de doutorado, trinta e uma dissertações de mestrado, quarenta e nove monografias/cases, quarenta e um trabalhos de conclusão de curso de graduação e trinta e oito trabalhos de iniciação científica nas áreas de Administração e Turismo. Coordenou e integrou projetos de pesquisa financiados pela FINEP, CNPq, FAPESC e UNIVALI. Integrou o Projeto Pro-Adm (CAPES/UNIVALI). Recebeu dois prêmios de autoria de trabalho em congressos e orientou duas dissertações premiadas em edições consecutivas do congresso da ANPTUR (2007 e 2008). Coordena projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPESC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Aprendizagem Ativa, Administração Financeira e Gestão SocioAmbiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Estilos de Aprendizagem, Teaching Cases, Jogos de Empresas, Fluxo de Caixa, Plano de Negócio, Análise de Investimentos, Gestão de Empreendimentos Turísticos, Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Gestão de Pequenas Empresas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Published

2021-02-10

How to Cite

Oliveira, P. R., Cavalcanti, H. T., & Alberton, A. (2021). Comunidade da Modernidade Líquida e Cocriação de Valor na Responsabilidade Social Corporativa. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(2), 20–36. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i2.2225