A SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS: DESAFIOS, PROPOSTAS E O CASO DA ECOOVILA 1 – ARCOO

Authors

  • Eduardo Cunha

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i1.216

Abstract

O trabalho aqui apresentado se caracteriza por um estudo exploratório referente às ecovilas, no que toca as suas práticas e a uma possível leitura analítica tomando-se como base o tema da sustentabilidade. Ele teve como objetivo principal o desenvolvimento de um marco de análise para a sustentabilidade de ecovilas no contexto brasileiro. Assim, este estudo se baseou em um levantamento teórico-conceitual e no estudo de um caso, que é o da Ecoovila 1, situada em Porto Alegre, RS. O modelo de análise da sustentabilidade foi montado a partir das contribuições da discussão sobre desenvolvimento sustentável (Ignacy Sachs), sobre economia solidária (França Filho e Santana Júnior) e sobre as práticas das ecovilas (Jackson e Svenson), formando um quadro-síntese. Como resultado, percebeu-se que a experiência estudada não se enquadra, atualmente, em todas as dimensões da sustentabilidade conforme a proposta de análise apresentada. Ela representa, entretanto, um caso significativo para a compreensão do tema em discussão.

Palavras-chave: ecovilas, sustentabilidade, economia solidária

Abstract

The work presented here is caracterized by a exploratory study over ecovillages, related to their practices and to a possible analitical interpretation based on the sustainability subject. It had as a main objective the development of a analitical framework to the sustainability of ecovillages in brazilian context. Thus, this study had been based in a theorical-conceptual reserch and in a case study – Ecoovila 1 – located in Porto Alegre, Brazil. The sustainability framework was constructed from the contribuitions of discussions about sustainable development (Ignacy Sachs), about solidarity economy (França Filho e Santana Júnior) and about the ecovillages practices (Jackson e Svenson), forming a synthesis-frame. As result, it was noticed that the studied experience dos not fit, presently, in all dimensions of sustainability as proposed in the framework. It represents, however, a significative case to the comprehension of the theme under discussion.

Keywords: ecovillages, sustainability, solidarity economy

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2010-04-30

How to Cite

Cunha, E. (2010). A SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS: DESAFIOS, PROPOSTAS E O CASO DA ECOOVILA 1 – ARCOO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 4(1), 113–126. https://doi.org/10.24857/rgsa.v4i1.216

Issue

Section

Artigos