A COLONIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA NATURA COSMÉTICOS

Authors

  • Andreina Del Carmen Camero de Lima Universidade Federal de Lavras
  • Eliza Pinto Narciso Saltarelli Universidade Federal de Lavras
  • Sabrina Soares da Silva Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139

Keywords:

Análise do discurso, Colonialidade, Decolonial, Natura, Sustentabilidade

Abstract

O conceito de sustentabilidade ganhou destaque no ambiente corporativo nos últimos anos, o que não significa necessariamente que as empresas assumam todos os seus fundamentos. O discurso de sustentabilidade, sendo cooptado pelo capitalismo, torna-se uma ferramenta de marketing. A cooptação de pensamentos alternativos pelo capitalismo, como a sustentabilidade, é mantida pela colonialidade, por meio de discursos hegemônicos que reproduzem e reforçam estruturas institucionais, políticas, econômicas, culturais e de poder. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de sustentabilidade em peças publicitárias da Natura Cosméticos a partir das quatro dimensões da colonialidade. As análises evidenciam que os enunciados pretendem destacar características e valores, de modo a persuadir o consumidor a comprar e utilizar os produtos da marca. Ocorre o silenciamento de alguns aspectos, tais como a exploração da natureza, a mercantilização de recursos naturais, os impactos ambientais do extrativismo, e as exigências de padrões de beleza, os quais podem ser relacionados às quatro dimensões da colonialidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andreina Del Carmen Camero de Lima, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Eliza Pinto Narciso Saltarelli, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Sabrina Soares da Silva, Universidade Federal de Lavras

Professora do Departamento de Administração e Economia da UFLA

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Published

2020-06-16

How to Cite

Lima, A. D. C. C. de, Saltarelli, E. P. N., & Silva, S. S. da. (2020). A COLONIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS DA NATURA COSMÉTICOS. Revista De Gestão Social E Ambiental, 14(1), 18–37. https://doi.org/10.24857/rgsa.v14i1.2139