FORMAÇÃO DE NICHOS TECNOLÓGICOS E AS ECOINOVAÇÕES: O CASO DO CIBIOGÁS NA ITAIPU BRASIL

Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça, Sieglinde Kindl da Cunha, Thiago Cavalcante Nascimento

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a formação do nicho tecnológico do Centro Internacional de Estudos do Biogás na Itaipu Brasil, relacionando esse desenvolvimento ao surgimento de ecoinovações. Argumenta que a criação e o fortalecimento de nichos tecnológicos voltados para o desenvolvimento de ecoinovações possibilitam incrementos de qualidade de vida da população em nível local tanto do ponto de vista econômico, quanto social, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução de impactos ambientais. Metodologicamente, seguiu abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de entrevistas em profundidade com gestores da Itaipu Brasil e do Cibiogás e análise de documentos. Os resultados indicam que a formação do nicho está diretamente alinhada com a literatura sobre gestão estratégia dos nichos, por meio da experimentação e nacionalização de tecnologias, voltadas para ecoinovações organizacionais, tecnológicas, sociais e institucionais que possibilitaram melhorias de qualidade de vida para comunidade e produtores no desenvolvimento dos seus negócios.Este estudo tem como objetivo analisar a formação do nicho tecnológico do Centro Internacional de Estudos do Biogás na Itaipu Brasil, relacionando esse desenvolvimento ao surgimento de ecoinovações. Argumenta-se que a criação e o fortalecimento de nichos tecnológicos voltados para o desenvolvimento de ecoinovações possibilitam incrementos de qualidade de vida da população em nível local, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução de impactos ambientais. Metodologicamente, seguiu abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de entrevistas em profundidade com gestores da Itaipu Brasil e do Cibiogás e análise de documentos. Os resultados indicam que a formação do nicho está diretamente alinhada com a literatura sobre gestão estratégia dos nichos, por meio da experimentação e nacionalização de tecnologias, voltadas para ecoinovações organizacionais, tecnológicas, sociais e institucionais que possibilitaram melhorias de qualidade de vida para comunidade e produtores no desenvolvimento dos seus negócios.

Palavras-chave


Nichos tecnológicos; ecoinovação; biogás.

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DOI: https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2109

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Revista de Gestão Social e Ambiental ISSN: 1981-982X