LICENÇA SOCIAL PARA OPERAR E IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Authors

  • Cynthia Akemi Anno Franco Universidade de São Paulo
  • Carlos Danillo Cavalcante Sampaio Universidade de São Paulo
  • Maria Rita Raimundo e Almeida Universidade Fderal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2069

Keywords:

Licença Social para Operar, LSO, Desenvolvimento sustentável, Responsabilidade social, Revisão sistemática.

Abstract

Licença Social para Operar (LSO) é uma percepção da comunidade e sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. Essa espécie de autorização informal fornecida pela sociedade à empresa tem se mostrado importante, uma vez que ambos saem ganhando: a população local, ao se sentir inserida na empresa e em tomadas decisões, e a empresa, em termos de confiança e aceitação para que esta inicie ou continue com suas atividades. A fim de contribuir para futuros trabalhos e discussões, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de analisar como a literatura tem tratado o tema. A procura pelos trabalhos foi feita nas bases Scopus e Web of Science, sendo aplicados alguns critérios pré-estabelecidos para busca e triagem. Os resultados encontrados mostram que é um tema recente, com a maioria das publicações nos últimos 5 anos, sendo a metodologia de estudo de caso a mais utilizada e sua aplicação voltada, principalmente, para empreendimentos de mineração. A Austrália se destacou tanto como o país de origem das instituições de maior parte dos primeiros autores como dos estudos de caso trabalhados. A literatura retrata que a prática da LSO tem enfrentado desafios, como a distância entre teoria e prática, devido a contextos mutáveis, e o perigo de que a ferramenta seja usada de forma equivocada, não trazendo benefícios à comunidade. Assim, o tema LSO mostra-se emergente nas pesquisas científicas e significativo para os pesquisadores, sendo a revisão sistemática realizada relevante para pesquisas futuras.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cynthia Akemi Anno Franco, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP. Bacharel em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus São Carlos (2013-2017). Estagiária na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) (2017). Graduação incompleta em Bacharelado em Ciências Ambientais, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema (2010-2012).

Carlos Danillo Cavalcante Sampaio, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP. E, atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos.

Maria Rita Raimundo e Almeida, Universidade Fderal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá (2008), mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2013). Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente com instrumentos de política ambiental, tais como a Avaliação de Impacto Ambiental e o Licenciamento Ambiental.

Published

2020-03-31

How to Cite

Franco, C. A. A., Sampaio, C. D. C., & Almeida, M. R. R. e. (2020). LICENÇA SOCIAL PARA OPERAR E IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(3), 60–78. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2069