EM BUSCA DA MUDANÇA SOCIAL: ESTRATÉGIAS DA ONG PRO NATURA NA FAVELA DO SALGUEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2063

Keywords:

Empreendedorismo social. Comunidade. Favela. Mudança social.

Abstract

A crescente pesquisa em Empreendedorismo Social (ES) vem trazendo novas contribuições para a busca de soluções de problemas sociais complexos. Pesquisas na área têm enfatizado os desafios do ES, como a gestão da tensão entre objetivos sociais e de negócios e a mobilização criativa de recursos escassos. Embora essas questões sejam relevantes, pouca ênfase tem sido dada a uma questão fundamental para o ES, como o engajamento da comunidade-beneficiária. Este artigo visa contribuir nesse sentido, respondendo a seguinte pergunta: “Como ONGs tentam engajar comunidades pobres e marginalizadas em seus programas para mudanças sociais?” Ao levantar as estratégias utilizadas pela ONG Pro-Natura na implementação do programa de desenvolvimento socioeconômico na favela do Salgueiro, na cidade do Rio de Janeiro, o estudo de caso contribui para a pesquisa em ES, destacando questões como ganho de confiança pela ONG e desenvolvimento do capital social da comunidade, essenciais para a atividade de ES.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Patrícia Ayumi Hodge, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG

Doutoranda em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio, com enfoque em organizações. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio com enfoque em estratégia, mestre em Liderança de ONGs/Organizações Não-Lucrativas pela Universidade da Pennsylvania (UPenn) - EUA (2007), possui pós-graduação lato sensu em Marketing pela EBAPE FGV-RJ (2000) e é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1996). Trabalhou como associada de Relações Corporativas da ONG Americas Society/ Council of the Americas (www.as-coa.org), em Nova York, de 2007 a 2009, tendo feito parte, na mesma época, do Conselho Executivo da ONG Border Crossers (www.bordercrossers.org). Foi mentoree do programa do mestrado na UPenn na organização sem fins lucrativos Congreso de Latinos Unidos, na Filadélfia, EUA. Foi trainee e, posteriormente, gerente de mercado na Embratel, onde trabalhou de 2000 a 2006 nas áreas de engenharia e marketing corporativo. Trabalhou durante 3 anos na área de consultoria empresarial da empresa Arthur Andersen (1997-2000) e 10 meses na área de planejamento da Hitachi-Taga no Japão (1999). Paralelamente, foi voluntária de ONGs como Junior Achievement no programa Miniempresa (RJ), Instituto da Criança (RJ) e na organização sem fins lucrativos Japan Society, NY, EUA.

 

Ana Carla Bon, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , IAG NEOS (Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis).

Pesquisadora colaboradora do NEOS - IAG da PUC-Rio (Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis). As áreas de interesse em pesquisa são Ética Empresarial, Sustentabilidade e Empreendedorismo Social. Sólida experiência no Setor de Telecomunicações e Informática, tendo ocupado diferentes posições executivas em líderes de mercado como Nokia, Cisco Systems e IBM Brasil. Doutorado em Administração pela PUC-Rio/IAG, Mestrado em Engenharia da Computação pela COPPE/UFRJ, MBA em Finanças PUC-Rio/IAG, PUC-Rio e graduada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , IAG

Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio , desde Abril de 2007. Possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), tendo graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atua como professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É líder de tema sobre Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa na Divisão de Estratégia da ANPAD. Participa do Conselho Consultivo do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio. Desenvolve duas linhas de pesquisa: 1- Estratégias para a sustentabilidade de organizações públicas e privadas 2- Empreendedorismo sustentável. Dentro dessas linhas de Pesquisa tem abordado principalmente os seguintes temas: Linha 1 - Gestão participativa de unidades de conservação ambiental, ecoturismo em parques naturais; Impactos de grandes eventos sobre a Sustentabilidade das cidades; Implementação de estratégias competitivas e colaborativas para a sustentabilidade em empresas ; medição da sustentabilidade empresarial. Linha 2- Mapeamento e análise de redes de Econegócios.

Published

2020-03-31

How to Cite

Hodge, P. A., Bon, A. C., & Cohen, M. (2020). EM BUSCA DA MUDANÇA SOCIAL: ESTRATÉGIAS DA ONG PRO NATURA NA FAVELA DO SALGUEIRO. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(3), 03–23. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2063

Most read articles by the same author(s)