APIÁRIO ORGANIZACIONAL DO MEIO AMBIENTE: INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE GESTÃO AMBIENTAL

Authors

  • Márcio Henrique Marques da Cunha Universidade de Fortaleza
  • Oderlene Vieira de Oliveira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2058

Keywords:

Gestão Ambiental, Estratégia Ambiental, Meio Ambiente, Indicadores

Abstract

Com o objetivo de propor um instrumento de mensuração do nível de gestão ambiental de pequenas e médias empresas, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, fazendo uso de pesquisa exploratória, descritiva e documental. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases. Na primeira fase, fez-se levantamento dos documentos existentes que dão orientação sobre a preservação do meio ambiente, com o intuito de selecionar os indicadores de gestão ambiental; e na segunda fase, o foco foi no teste de viabilidade do instrumento proposto. Os resultados possibilitaram averiguar que as dimensões e itens do instrumento proposto possibilitam a mensuração do nível de gestão ambiental das pequenas e médias empresas de qualquer seguimento, tendo em vista a sua aplicabilidade em empresas do segmento indústria, comércio e serviços. Fortalecendo assim, a credibilidade do instrumento e seu construto. Portanto, concluiu-se a pesquisa com a proposição de um instrumento de mensuração do nível de gestão ambiental de pequenas e médias empresas, denominado Apiário Organizacional do Meio Ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Márcio Henrique Marques da Cunha, Universidade de Fortaleza

Sócio-proprietário da Fácil Acesso, empresa de consultoria. Mestre em Administração de Empresas(UNIFOR), formado em Administração de  Recursos Humanos(UVA), Especialista em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano(ESTÁCIO) Profissional em Grafologia. Professor universitário do IDJ (instituto Dom José) nos cursos de Especialização e MBA. É palestrante e ministra treinamentos sobre temas ligados a Recursos Humanos e Estratégias organizacionais. Profissional com 17 anos de experiência na Gestão Estratégica de Pessoas.

Oderlene Vieira de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC (Portugal, 2018-2019). Doutora, Mestra e Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Também graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza e está cursando Direito, na UNIFOR. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIFOR e Editora Adjunta da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Contábeis da UNIFOR. E também é membro efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da FUNCAP. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a: Governança Corporativa, aplicada ao setor privado e ao setor público; Cenários (Estudos do futuro); Estratégia, Recursos e Capacidades; Inovação e Empreendedorismo em empresas de países emergentes e desenvolvidos. Publicou em revistas como Corporate Ownership & Control, Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Revista de Administração da USP etc, e em eventos/conferências, tais como Academy of Management Meeting (AOM), Academy of International Business (AIB), Iberoamerican Academy of Management (IAM), EnANPAD etc.

Published

2020-03-31

How to Cite

Cunha, M. H. M. da, & Oliveira, O. V. de. (2020). APIÁRIO ORGANIZACIONAL DO MEIO AMBIENTE: INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE GESTÃO AMBIENTAL. Revista De Gestão Social E Ambiental, 13(3), 24–43. https://doi.org/10.24857/rgsa.v13i3.2058